Principais destaques sobre o tratamento de câncer de mama inicial hormônio positivo apresentados na ASCO 2023® - Oncologia Brasil

Principais destaques sobre o tratamento de câncer de mama inicial hormônio positivo apresentados na ASCO 2023®

3 min. de leitura

Neste vídeo, a Dra. Alessandra Morelle, médica oncologista clínica, CEO e Co-fundadora da Thummi Global, apresenta os principais destaques em câncer de mama apresentados na conferência anual da ASCO 2023®. Acesse e confira!

 

 

O congresso da ASCO 2023® é, tradicionalmente, um evento que reúne os maiores especialistas em oncologia e proporciona a apresentação de dados relevantes que impactam a prática clínica.

Neste vídeo, a Dra. Alessandra Morelle apresenta os destaques em câncer de mama inicial hormônio positivo, como a meta-análise realizada com pacientes desse perfil, a qual revelou que a supressão ovariana proporcionou resultados extremamente satisfatórios, como o aumento da sobrevida livre de doença (SLD) em 12% e ganho de sobrevida global (8%) em pacientes acompanhadas por um período de 15 anos e, portanto, apresentam um impacto positivo no cotidiano clínico e manejo dessa população.

Um dos estudos com maiores expectativas para apresentação no congresso foi o NATALEE, um ensaio clínico de fase III que avaliou 5.101 pacientes com câncer de mama em estágio II e III, acompanhadas por um período de 34 meses e randomizadas para tratamento com terapia endócrina (ET) isolada ou em associação com ribociclibe (RIB). Os resultados demonstraram que a combinação RIB + ET proporcionou uma redução de 25% na doença invasiva e 26% de redução no risco de doença invasiva a distância (Hazard Ratio – HR, 0.748; 95% CI, 0.618-0.906; P = 0.0014). Em conjunto, esses dados também sugerem uma tendência para a obtenção da dados positivos de sobrevida global e, portanto, proporcionam um impacto extremamente importante na mudança da conduta de pacientes com esse perfil.

Diversos estudos que realizam a análise de dados de vida real apontam que os resultados de SLP e SLD invasiva (SLDi) são traduzidos em ganho de sobrevida global (SG). Conforme destacado pela Dra Morelle, a análise de resultados retrospectivos de 30 mil pacientes em tratamento para o câncer de mama em instituições nos Estados Unidos que demonstraram que houve um benefício na redução do risco de doença a distância e do risco de morte em mulheres em pré-menopausa sob tratamento com a supressão ovariana e uso de inibidores de aromatase, com ganho de SG de 12%, sendo mais um resultado que corrobora a relevância do bloqueio hormonal no sucesso do tratamento do câncer de mama inicial, sendo um desafio para a prática clínica. 

No vídeo, a especialista aborda de forma detalhada os resultados e impactos do estudo na prática clínica. Acesse e confira na íntegra! 

 

Referência

1 – Pascual, T., et al Ribociclib (RIB) vs. palbociclib (PAL) in patients (pts) with hormone receptor-positive/HER2-negative/HER2-enriched (HR+/HER2-/HER2-E) advanced breast cancer (ABC): A head-to-head phase III study—HARMONIA SOLTI-2101/AFT-58. J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 16; abstr TPS1125). DOI: 10.1200/JCO.2023.41.16_suppl.TPS1125. 

2 – Slamon, D.J. Ribociclib and endocrine therapy as adjuvant treatment in patients with HR+/HER2− early breast cancer: Primary results from the phase III NATALEE trial. J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 17; abstr LBA500). DOI: J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 17; abstr LBA500). 

 

Material destinado exclusivamente para profissionais de saúde habilitados a prescrever e/ou dispensar medicamentos. Produzido em Julho/2023. © 2023 – Direitos Reservados – Novartis Biociências S.A. Proibida a reprodução total ou parcial não autorizada. BR-27061 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação