Publicação de estudo latino-americano no EBMT 2025 - Oncologia Brasil

Publicação de estudo latino-americano no EBMT 2025

2 min. de leitura

Neste vídeo, o Dr. Fernando Barroso médico hematologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), professor e chefe do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC. e o Dr. Jayr Schimidt médico hematologista e Transplante de Medula Óssea e Head – Departamento de Hematologia – A.C.Camargo Cancer Center, comentam sobre uma importante publicação do Grupo latino-americano sobre leucemia mielomonocítica crônica (LMMC). Acesse e confira na íntegra! 

 

O EBMT 2025 já começou! Entre os dias 30 de março e 2 de abril, Florença, na Itália, recebe a 51ª edição do European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT), reunindo especialistas de todo o mundo para debater os avanços no transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) e na terapia celular e genética. Este ano, o congresso explorou uma ampla gama de temas sobre transplante, desde indicações e complicações até abordagens específicas para diferentes grupos de doenças. Além disso, destacou avanços em terapia celular, indo além do Car-T. Para trazer os principais highlights e atualizações imperdíveis da área, contamos com a presença dos Drs. Fernando Barroso e Jayr Schimidt. 

Um dos destaques foi a apresentação do Dr. Fernando Barroso, que trouxe dados do grupo latino-americano sobre síndrome mielodisplásica e mieloproliferativa, com foco sobre leucemia mielomonocítica crônica (LMMC), destacando desafios no diagnóstico e encaminhamento para transplante. Um levantamento com 14 países da América Latina revelou que 60% dos serviços atendem no máximo de um a cinco pacientes com a doença em dois anos, evidenciando dificuldades de acesso ao tratamento. Além disso, enquanto nos EUA e Europa o diagnóstico ocorre por volta dos 70 anos, na América Latina acontece entre 50 e 60 anos, reforçando a necessidade de aprimorar a classificação molecular e o diagnóstico precoce. Como novidade, foi anunciada uma pesquisa prospectiva em parceria com a EBMT para ampliar o acesso ao tratamento da LMMC na região, impulsionando avanços no atendimento e no transplante de medula óssea.  

Quer saber mais?  Acesse e confira na íntegra! 

 

Referências: 

  1. Duarte FB, Garcia YDO, Funke VAM, et. al, Iastrebner MI, Colturato VAR. B362 – Influence of Molecular International Prognostic Scoring System (IPSS-M) Stratification on Bone Marrow Transplant Outcomes in Myelodysplastic Syndrome (MDS): Latin American Registry. Presented at: 51st Annual Meeting of the European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT); 2025; Florence, Italy. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação