Neste vídeo, Dr. William William, Líder do Câncer Center de São Paulo, Líder Nacional de Oncologia Torácica e Co-Líder Nacional de Oncologia de Cabeça e Pescoço do Grupo Oncoclínicas, discute os resultados de um estudo comparativo entre radioterapia de próton e radioterapia convencional por fóton para tratamento de câncer de cabeça e pescoço escamoso localmente avançado
O estudo apresentado pelo Dr. William William avaliou a não-inferioridade da radioterapia por próton (IMPT) em relação à radioterapia convencional (IMRT) e o endpoint primário do estudo foi a sobrevida livre de progressão.
O especialista comenta os resultados obtidos na análise por intenção de tratamento e na análise por protocolo, ressaltando a importância desse tipo de análise em estudos de não-inferioridade.
Ainda são aguardados dados mais maduros para a sobrevida global, mas Dr. William comenta que alguns fatores como menor dependência de alimentação enteral e manutenção do peso adequado, observados no grupo de IMPT, sugerem que essa terapia pode ter eficácia comparável ou até superior à terapia convencional por IRMT.
Ficou interessado em saber mais sobre como a IMPT pode impactar a prática clínica? Confira na íntegra!
Referências: