Especialista discorre sobre critérios para seleção de estudos e aborda pontos e técnicas importantes para extrair o máximo da leitura
Nesta edição do Reframing Oncology, Dr. Fábio Franke, presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil e médico coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia Clínica (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, apresenta diversos pontos essenciais para fazer uma leitura crítica de um artigo científico. Entre eles, destacam-se a análise do desenho do estudo, o grau de relevância científica, os desfechos e objetivos, fator de impacto e a interpretação dos dados.
“Temos acesso a uma enxurrada de artigos, ultrapassando dois milhões de trabalhos publicados anualmente, com previsão de aumento de 5% a cada ano. Então, dentro dessa infinidade, é extremamente importante que tenhamos técnicas e uma análise crítica de como filtrar isso de acordo com nosso interesse”, justifica o Dr. Franke.
Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.