Ressecção lobar ou sublobar no tratamento do CPNPC? - Oncologia Brasil

Ressecção lobar ou sublobar no tratamento do CPNPC?

< 1 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Ricardo Sales, cirurgião torácico e professor visitante no SENAI CIMATEC, discute sobre um estudo apresentado em plenária durante o WCLC 2022 e aborda um grande trabalho que avaliou a não inferioridade da cirurgia sublobar em relação à lobectomia no tratamento do câncer de pulmão 

 

O aumento da detecção do câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) periférico de pequeno porte renovou o interesse na ressecção sublobar em detrimento da lobectomia, o padrão tradicional de tratamento. O CALGB 140503 (Alliance) é um estudo clínico multicêntrico internacional de fase III, de não inferioridade, no qual pacientes com CPNPC clinicamente estadiados como T1aN0 ≤ 2cm foram aleatoriamente designados para ressecção lobar ou sublobar. Este estudo demonstrou que a cirurgia sublobar foi não inferior a lobectomia para pacientes com CPNPC e tumores com dois centímetros ou menos. 

Segundo o especialista, é um estudo importante porque demonstrou que é possível tratar o câncer de pulmão sem realizar a lobectomia, um procedimento mais agressivo para o paciente.  

 Vale a pena assistir ao vídeo e conferir o conteúdo completo!

  

Referências: 

Presenter: Nasser Khaled Altorki. PL03.06 – Lobar or Sub-lobar Resection for Peripheral Clinical Stage IA = 2 cm Non-small Cell Lung Cancer (NSCLC): Results From an International Randomized Phase III Trial (CALGB 140503 [Alliance]). 2022 World Conference on Lung Cancer 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal