Segurança e eficácia da imunoterapia no tratamento do carcinoma peniano de células escamosas avançado - Oncologia Brasil

Segurança e eficácia da imunoterapia no tratamento do carcinoma peniano de células escamosas avançado

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dra. Andrea Juliana, oncologista clínica e coordenadora médica do Departamento de Pesquisa Clínica da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, comenta sobre os dados de um importante estudo apresentado durante a 2023 ASCO GU Cancers Symposium, que aborda o uso da imunoterapia no tratamento do carcinoma peniano de células escamosas avançado. Confira os resultados no vídeo! 

 

O carcinoma peniano de células escamosas é um tipo tumoral raro e já se sabe que a presença do vírus HPV exerce papel na sua etiologia. As opções de tratamento para pacientes com carcinoma peniano de células escamosas avançado (localmente avançado ou metastático) são limitadas. Tendo isso em vista, a Global Society of Rare Genitourinary Tumors (GSRGT) estruturou uma coorte internacional de pacientes com carcinoma peniano de células escamosas avançado que foram tratados com inibidores de checkpoints imunológicos para avaliar a toxicidade e os resultados clínicos. 

Durante a 2023 ASCO GU Cancers Symposium foram apresentados os dados desse estudo retrospectivo, que trouxe os dados de sobrevida global e sobrevida livre de progressão, além de dados de segurança e eficácia da terapia nessa coorte de pacientes.  

No vídeo, Dra. Andrea Juliana comenta sobre os dados do estudo, trazendo os impactos clínicos destes achados. Vale a pena conferir o conteúdo completo! 

 

Referências: 

Zarif T. et al., Safety and efficacy of immune checkpoint inhibitors (ICI) in advanced penile squamous cell carcinoma (PeCa): An international study from the Global Society of Rare Genitourinary Tumors (GSRGT). J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 6; abstr 5). 2023 ASCO GU Cancers Symposium. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal