SOBRE O SIMPÓSIO
Ao longo desta década, o tratamento do melanoma e de outros tumores cutâneos experimentou um avanço sem precedentes na história da oncologia.
As promessas da terapia imunológica contra o câncer finalmente começam a ser cumpridas, com a chegada de uma nova classe de medicamentos que faz sua estreia beneficiando os pacientes com melanoma metastático.
Paralelamente a isso, a melhor caracterização molecular do carcinoma basocelular, do carcinoma de células de Merkel e do dermatofiborsarcoma protuberans permitiu significativos avanços no diagnóstico e tratamento dessas entidades.Todavia, a incorporação desses avanços para benefício de um número cada vez maior de pacientes depende fundamentalmente da abordagem multidisciplinar e da atuação sinérgica de profissionais bem treinados, com tomadas de decisões corretas em momentos chave do tratamento.
Nesse contexto, a formação de grupos especializados, trabalhando sob protocolos bem desenhados para diagnóstico e tratamento, se mostra fundamental para alcançar os melhores resultados. Vale ainda destacar que o melanoma segue como melhor exemplo da importância das medidas de prevenção e da contribuição do diagnóstico precoce para a sobrevida dos pacientes. Evitar a doença e diagnosticá-la muito precocemente são metas que devem ser continuamente perseguidas pela sociedade.
Em resumo, as notícias são boas, mas o desafio permanece. Só se conseguirá transformar a realidade do melanoma e outros tumores cutâneos no Brasil trabalhando de forma integrada. E o presente evento deve refletir esse entusiasmo.
CONVIDADOS INTERNACIONAIS
COMITÊ ORGANIZADOR
Dr. Carlos Henrique dos Anjos Dra. Marina Sahade Dr. Rodrigo Munhoz Dra. Veridiana Pires de Camargo