'Survivorship' é tema de revisão do New England Journal of Medicine - Oncologia Brasil

‘Survivorship’ é tema de revisão do New England Journal of Medicine

< 1 min. de leitura

Avanços no rastreamento do câncer e detecção precoce, melhorias no tratamento e nos cuidados de suporte, todos contribuem para diminuir a mortalidade do câncer. Há uma estimativa de 26 milhões de sobreviventes de câncer em 2040, a maioria dos quais terá 60, 70 ou 80 anos.

Foi publicada uma revisão abrangente na NEJM que aborda o tema da sobrevida ao câncer. Entre os tópicos abordados estão: vigilância para recorrência e triagem para segunda neoplasia, efeitos a longo prazo e tardios do tratamento do câncer, promoção da saúde, promoção de bem-estar psicológico e populações especiais.

A crescente população de sobreviventes de câncer apresenta vários desafios e oportunidades. Os dois desafios mais prementes são atender às necessidades da crescente população de idosos sobreviventes de câncer e cuidar de sobreviventes de câncer infantil que têm neoplasias relacionadas ao tratamento e condições médicas coexistentes. Alguns modelos existem para fornecer cuidados aos sobreviventes, mas há poucos dados sobre sua eficácia em melhorar os resultados de sobrevida. Finalmente, esforços crescentes na promoção do bem-estar são necessários para sobreviventes de câncer, seus cuidadores e a população em geral.

 

Saiba mais: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMra1712502