Neste vídeo, Dra. Mariane Fontes, oncologista clínica, coordenadora do Núcleo de Uro-Oncologia do Grupo Oncoclínicas (RJ) e membro do LACOG GU, comenta sobre os dados do estudo TALAPRO-2.
Este é o primeiro estudo clínico de fase 3 a combinar um inibidor de PARP com um inibidor da sinalização do receptor de andrógeno no tratamento do câncer de próstata metastático resistente a castração (CPRCm). Confira os resultados no vídeo!
O câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm) continua sendo uma patologia que necessita de novas intervenções terapêuticas. A combinação de um inibidor da sinalização do receptor de andrógeno (ARSi) em combinação com um inibidor de PARP (PARPi) poderia estender a eficácia dos PARPi para tumores prostáticos que não abrigam alterações em genes da via de recombinação homóloga (HRR). A enzalutamida (ENZA) é um potente ARSi, e atualmente, é o padrão terapêutico para o tratamento do CPRCm; o talazoparibe (TALA) é um potente PARPi; que previne o reparo do DNA com quebras de fita única.
TALAPRO-2 (NCT03395197) é o primeiro estudo de fase 3 a combinar um inibidor de PARP com um ARSi. Neste estudo, pacientes não selecionados para alterações genéticas nas vias de reparo de danos ao DNA, direta ou indiretamente envolvidos com o reparo de recombinação homóloga, foram randomizados (1:1) para TALA + ENZA ou placebo + ENZA como tratamento de primeira linha para CPRCm.
Durante a 2023 ASCO GU Cancers Symposium foram apresentados os resultados deste estudo clínico. No vídeo, Dra. Mariane Fontes comenta sobre os resultados do estudo para esta coorte, trazendo os impactos clínicos destes achados. Vale a pena conferir o conteúdo completo!
Referências:
Neeraj Agarwal et al., TALAPRO-2: Phase 3 study of talazoparib (TALA) + enzalutamide (ENZA) versus placebo (PBO) + ENZA as first-line (1L) treatment in patients (pts) with metastatic castration-resistant prostate cancer (mCRPC). J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 6; abstr LBA17). 2023 ASCO GU Cancers Symposium.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.