A administração conjunta de temozolomida + nivolumabe demonstrou boa eficácia e um esperado perfil de segurança em pacientes com CPPC, independentemente de linha terapêutica prévia ou metástase cerebral
Atualmente, as abordagens terapêuticas no tratamento de neoplasias como o câncer de pulmão buscam cada vez mais uma maior especificidade de tratamento dentro do grande espectro tumoral e de cada subtipo. Os subtipos de câncer de pulmão se dividem no câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) que compreende 85% de incidência, e o câncer de pulmão pequenas células (CPPC) que mesmo em menor casuística, 15%, são extremamente agressivos de forma que após primeira linha em quimioterapia, os tratamentos em segunda linha ou subsequentes têm baixas taxas de resposta.
Estudo clínico de fase II, não randomizado e multicoorte, avaliou a eficácia e segurança da combinação entre o agente alquilante temozolomida (150mg/m² por 5 dias) e o imunoterápico anti-PD1, nivolumabe (480mg), em ciclos de 28 dias. A coorte avaliada compreendeu 27 pacientes diagnosticados com câncer de pulmão pequenas células em estágio extensivo e que progrediram após a primeira linha de tratamento (quimio-imunoterapia). Dos 27 pacientes, 41% apresentavam resistência à platina e 37% apresentavam metástase cerebral, que não foi considerado critério de exclusão.
O endpoint primário do estudo consistiu na taxa de melhor resposta global de modo que dentre os 25 pacientes elegíveis para essa análise, 7 deles anteriormente resistentes à quimio-imunoterapia apresentaram resposta (28%; 95% IC: 12-49%). A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 2,4 meses (95% IC: 1,9-3,4) e sobrevida global de 6,3 meses (95% IC: 3,7-9,8). A última não se relacionou nem com a linha de terapia nem com a presença ou ausência de metástase cerebral, sendo no caso de metástase a mediana obtida de 9 meses (95% IC: 2,0-11.4). Com relação à segurança, as toxicidades observadas foram similares à 1ª linha padrão de quimio-imunoterapia.
O presente estudo clínico, destaca a eficácia da combinação de temozolomida + nivolumabe em pacientes com CPPC em estágio extensivo e refratário à primeira linha de tratamento cabendo destaque para sua eficácia naqueles pacientes com metástase cerebral. Esse esquema terapêutico apresentou expressivas medianas de sobrevida livre de progressão e sobrevida global em um perfil de segurança esperado.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.