Tratamento local em paciente oligometastático: o que esperar? - Oncologia Brasil

Tratamento local em paciente oligometastático: o que esperar?

2 min. de leitura

A Dra. Lilian Faroni, radio-oncologista do Américas Oncologia, comenta as principais atualizações sobre radio-oncologia em câncer de pulmão de células não-pequenas (CPCNP) apresentadas na 20ª World Conference on Lung Cancer, que acontece em Barcelona (Espanha), de 07 a 10 de setembro.

Com foco nos trabalhos de radiocirurgia para pacientes com câncer de pulmão oligometastático, a Dra. Faroni lembrou os dados de estudo do MD Anderson Cancer Center de 2018, que mostrou importante ganho em sobrevida com uso de radioterapia estereotática ablativa, em comparação à quimioterapia, para pacientes com CPCNP e até 3 lesões metastáticas. Um novo trabalho em população com tumores com PD-L1 ≥ 1% e até 5 lesões metastáticas mostrou que o uso de radiocirurgia não só é seguro como parece aumentar substancialmente a sobrevida livre de progressão (SLP) em relação ao tratamento sistêmico isolado, com medianas de SLP de 9 vs. 16 meses.

Em relação a pacientes com mutação ativadora do EGFR, o uso da radiocirurgia mostrou-se eficaz, inclusive, em retardar o aparecimento de resistência por mutação T790M. A radio-oncologista reforçou as perspectivas futuras positivas advindas desses resultados, uma vez que cada vez mais pacientes devem receber radioterapia estereotática no tratamento da doença oligometastática, mesmo em uso de terapia-alvo ou imunoterapia.

A 20ª Conferência Mundial da IASLC sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2019), da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC),é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.