TROPiCS-03: nova opção terapêutica no tratamento de câncer de pulmão de pequenas células em estágio avançado - Oncologia Brasil

TROPiCS-03: nova opção terapêutica no tratamento de câncer de pulmão de pequenas células em estágio avançado

2 min. de leitura

O sacituzumabe govitecana desponta como opção promissora de segunda linha em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células estágio avançado, após demonstrar boas taxas de resposta objetiva e ganho expressivo de sobrevida 

O antígeno de superfície celular trofoblástica (Trop-2) é uma molécula altamente expressa em diversos tipos tumorais, estando frequentemente associada à piores prognósticos. Sua alta expressão nas células malignas tem sido investigada como possível alvo terapêutico, por meio do anticorpo anti-Trop-2 conjugado à droga, fármaco conhecido como sacituzumabe govitecana (SG). O estudo TROPiCS-03 é, portanto, um estudo multi-coorte de fase II que avalia a eficácia de SG em diferentes tipos de tumores sólidos¹. 

Um dos tumores presentes nesse estudo são os tumores de pulmão de pequenas células em estágio extensivo (CPGC-EE), que compreendem cerca de 70-80% dos diagnósticos de tumores de pulmão de pequenas células. Embora sejam, muitas vezes sensíveis à quimioterapia, recorrências locais ou à distância são uma realidade que impacta significativamente no prognóstico desses pacientes². Adicionalmente, as opções terapêuticas são limitadas após progressão à quimioterapia e imunoterapia com anti-PD-L1. O TROPiCS-03 possui uma coorte de CPGC-EE (n=30) que progrediram após não mais que uma linha de terapia com quimioterapia e anti-PD-L1. Esses pacientes receberam 10mg/kg de SG nos dias 1 e 8 de um ciclo de 21 dias³.   

Após mediana de follow-up de 12,3 meses, a taxa de resposta objetiva, endpoint primário, foi de 41,9%, tendo 41,9% de respostas parciais, 41,9% de doença estável e 9,3% de progressão da doença. A taxa de benefício clínico obtida foi de 48,8%, em uma mediana de duração de resposta de 4,73 meses e medianas de sobrevida livre de progressão e sobrevida global de 4,40 meses (95%CI: 3,81-6,11) e 13,6 meses (95%CI: 6,57-14,78), respectivamente. Esses resultados de eficácia foram similares em pacientes com sensibilidade ou resistentes à quimioterapia. Do ponto de vista de toxicidade, eventos adversos relacionados ao tratamento foram reportados em 97,7% da coorte (G3 ou superior = 60,5%) mas foram consistentes e manejáveis, sem ocasionarem descontinuação do tratamento³. 

Portanto, os resultados destacam o sacituzumabe govitecana como terapia promissora no tratamento de segunda linha de CPGC-EE. 

Referências:  

  1. Saxena A, Michel LS, Hong Q, et al. TROPiCS–03: A phase II open-label study of sacituzumab govitecan (SG) in patients with metastatic solid tumors. 2020 ASCO Annual Meeting. 
  2. Saida Y, Watanabe S, Kikuchi T. Extensive-Stage Small-Cell Lung Cancer: Current Landscape and Future Prospects. Onco Targets Ther. 2023. 
  3. Dowlati A, Chiang AC, Cervantes A, et al. Sacituzumab Govitecan as Second-Line Treatment in Patients with Extensive Stage Small Cell Lung Cancer. 2024 WCLC. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação