Tucatinibe em combinação com trastuzumabe mais capecitabina é aprovado pelo FDA para câncer de mama avançado HER2-positivo

3 min. de leitura

Aprovação é baseada em ensaio clínico exclusivo que incluiu pacientes com metástases cerebrais ativas

Em 17 de abril de 2020, o FDA americano (U.S. Food and Drug Administration) concedeu aprovação ao tucatinibe (Tukysa: um inibidor de tirosina-quinase do HER2 administrado por via oral) em combinação com trastuzumabe mais capecitabina para pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estadio avançado, irressecável ou metastático, incluindo pacientes com metástases cerebrais que receberam um ou mais regimes anteriores baseados em anti-HER2 no cenário de doença metastática.

A terapia tripla foi avaliada no HER2CLIMB, um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, que incluiu 612 pacientes com câncer de mama HER2-positivo localmente avançado, irressecável ou metastático, que receberam previamente (separados ou em combinação) trastuzumabe, pertuzumabe e ado-trastuzumabe emtansina (T-DM1). Quarenta e oito por cento dos pacientes no estudo tinham presença ou histórico de metástases cerebrais.

O desfecho primário do estudo foi sobrevida livre de progressão (SLP), avaliada por uma revisão central independente e cega nos primeiros 480 pacientes designados aleatoriamente. Medidas adicionais de resultados de eficácia foram avaliadas em todos os pacientes designados aleatoriamente e incluíram sobrevida global (SG), sobrevida livre de progressão em pacientes com histórico ou presença de metástases cerebrais e taxa de resposta objetiva (ORR).

Pacientes que receberam tucatinibe em combinação com trastuzumabe mais capecitabina tiveram uma redução de 46% no risco de progressão ou de morte por câncer em comparação aos grupos que receberam trastuzumabe e capecitabina isoladamente (HR = 0,54; IC95% = 0,42-0,71; P<0,001). A adição de tucatinibe reduziu o risco de morte em 34% em comparação com trastuzumabe e capecitabina isoladamente (HR = 0,66; IC95%= 0,50-0,87; P = 0,0048).

Quase o dobro do número de pacientes que receberam tucatinibe em combinação com trastuzumabe e capecitabina apresentou resposta objetiva confirmada em comparação àqueles que receberam trastuzumabe e capecitabina isoladamente (40,6% vs 22,8%).

Para pacientes com metástases cerebrais, a adição de tucatinibe reduziu o risco de progressão ou morte do câncer em 52% em comparação ao trastuzumabe e capecitabina isoladamente (HR = 0,48; IC95% = 0,34-0,69; P <0,001).

Reações adversas graves foram observadas em 26% dos pacientes que receberam tucatinibe. As mais comuns ocorreram em 20% dos pacientes, sendo diarreia, eritrodisestesia palmo-plantar, náusea, fadiga, hepatotoxicidade, vômitos, estomatite, diminuição do apetite, dor abdominal, dor de cabeça, anemia e erupção cutânea. Reações adversas que levaram à descontinuação do tratamento ocorreram em 6% dos pacientes que receberam tucatinibe, principalmente hepatotoxicidade (1,5%) e diarreia (1%).

A dose recomendada para o tucatinibe é de 300 mg duas vezes ao dia, administrados por via oral, com ou sem alimentos. Mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem tomar essa combinação, pois pode causar danos ao feto em desenvolvimento ou ao bebê recém-nascido.

O FDA aconselha os profissionais de saúde a informar as mulheres e seus cônjuges a usarem métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento com essa combinação, mantendo por pelo menos mais uma semana após a última dose se houver necessidade de suspensão da medicação.

Referência:
Murthy RK, Loi S, Okines A, Paplomata E, Hamilton E, Hurvitz SA, Lin NU, Borges V, Abramson V, Anders C, Bedard PL. Tucatinib, trastuzumab, and capecitabine for HER2-positive metastatic breast cancer. New England Journal of Medicine. 2020 Feb 13;382(7):597-609.

Saiba mais:
https://www.ascopost.com/news/april-2020/fda-approves-tucatinib-in-combination-with-trastuzumabcapecitabine-for-advanced-unresectable-or-metastatic-her2-positive-breast-cancer/?email=ca221be9b74f90270b408c2ed5fa85673f1c5937a38faf39083e2c2d8132c0d2&utm_medium=email&utm_source=TAPEN-%202020-0417%20-%20INTL

 

 

Send this to a friend