Tumores raros: Desafios e oportunidades para garantia do acesso ao tratamento

2 min. de leitura

O Coordenador de advocacy do Instituto Oncoguia, Tiago Matos, em participação na ISPOR LatAm falou sobre acesso em saúde, especialmente focando-se em tumores raros, conjunto de doenças que traz particularidades à discussão sobre acesso em saúde.

Matos ressaltou os desafios do alto custo de medicações para tipos incomuns de câncer, a pouca evidência sobre a eficácia das mesmas, e a dificuldade de acesso a especialistas.

O atual modelo regulatório , segundo Matos, direciona o paciente para o acesso exclusivamente particular, privado – via plano de saúde ou pelo SUS. E existem barreiras em todas as linhas, seja na definição de preço, incorporação dos medicamentos no Rol da ANS para aprovação e, no caso do SUS, a necessidade de incorporação na CONITEC para liberação de medicamentos e a heterogeneidade oferecidas por diferentes hospitais públicos.

Essas dificuldades trazem uma oportunidade para criação de uma agência independente de incorporação de tecnologias em saúde. Todo o trabalho técnico de uma agência com essas características pode servir tanto ao SUS quanto à saúde suplementar. Segundo ele, a expectativa é que até o final do ano essa ideia se consolide na forma de um Projeto de Lei.

Além disso, Matos comentou sobre a necessidade de se aperfeiçoar a transparência no processo de tomada de decisão para adoção ou não de uma nova tecnologia, com critérios mais objetivos para aumentar a segurança e a previsibilidade. Também se faz necessária uma melhora no processo de atribuição de preços, com modelos para diminuir o valor de medicamentos de acordo com a escala de compras, compartilhamento de riscos, entre outras medidas.

“O mantra é a gente pensar sempre em como garantir o tratamento certo na dose certa para a pessoa certa na hora certa. É ter realmente uma análise bastante racional, mas nunca abandonar o paciente na hora em que ele mais precisa”, comentou.

O ISPOR Latin America acontece em Bogotá, Colômbia entre os dias 12 e 14 de setembro e reúne diversos especialistas de prestígio no cenário latino-americano da área de saúde. Acompanhe a cobertura no site www.oncologiabrasil.com.br/ispor-la, e nas nossas redes sociais.

Send this to a friend