Utilização de ferramentas de qualidade na análise e melhoria de processos - Oncologia Brasil

Utilização de ferramentas de qualidade na análise e melhoria de processos

< 1 min. de leitura

A enfermeira Patricia Passos, Membro Fundadora da ABRENFOH e Gerente de Enfermagem do Americas Oncologia, destaca que, apesar da baixa ocorrência de infecção em cirurgias de cólon e histerectomia no Cancer Center de Chicago, foi utilizada a ferramenta de qualidade PDCA e a participação da equipe multidisciplinar nas discussões, para diminuição destas infecções para menos de 8,5% e 3,5%, respectivamente.

Ainda na linha de análise de processos o Cancer Center da Carolina do Norte apresentou um estudo que utiliza a mesma ferramenta de qualidade para discutir e melhorar a taxa de infecção de cateter nos pacientes de ambulatório, juntamente com a participação da equipe multidisciplinar na discussão do processo e planejamento das ações, como novas descrições e treinamentos.

A análise do tempo do time de resposta rápida nos atendimentos foi analisado em quatro processos que juntavam a tecnologia e a dispensação realizada pela equipe de enfermagem ou farmácia. Pode-se observar que o mais eficaz na diminuição do tempo foi a junção da tecnologia e da equipe multidisciplinar nesta dispensação, onde utilizava-se ferramentas mais próximas aos pacientes, em seus quartos ou boxes, para uma busca rápida de materiais e medicamentos pela equipe de enfermagem neste primeiro atendimento.

Em resumo, podemos observar que análise de processos juntamente com a discussão pela equipe multidisciplinar são essenciais na melhoria dos processos e na busca do atendimento centrado no paciente.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal