Professor da USP Ribeirão Preto e diretor da ABHH, Dr. Eduardo Rego comenta os resultados promissores do uso da tecnologia CAR T-Cell para doenças mieloides e anuncia premiação de 150 mil dólares para o Brasil investir em laboratório de CAR T-Cell. Ele acompanha os estudos apresentados no ASH, em San Diego.
“O uso dessa tecnologia tem apresentado resultados promissores tanto para as neoplasias linfoides de células B quanto para o mieloma múltiplo; para as mieloplasias mieloides, existem algumas dificuldades técnicas, principalmente em relação à identificação de alvo e toxicidade, que estavam impedindo um desenvolvimento mais efetivo”, explicou Dr. Rego para a Oncologia Brasil. Mas agora o cenário está mudando.
Dr. Rego anunciou que o Brasil foi o primeiro país latino-americano a receber um Grant da Sociedade Americana de Hematologia (ASH) para desenvolver a tecnologia CAR T-Cell para o tratamento de leucemia mieloide aguda (LMA).
O especialista é o mentor do brasileiro Dr. Renato Cunha, recebedor do prêmio. Serão 150 mil dólares de um total de um milhão de dólares.
Para o desenvolvimento da tecnologia, será usado o antígeno CD123. “Fizemos a construção do vetor. A parte da biologia molecular está adiantada e temos alguns estudos pré-clínicos que indicam que a abordagem que estamos adotando será bem-sucedida. Nosso alvo é conseguir tratar um paciente com LMA usando tecnologia de CAR T-Cell desenvolvida no Brasil até 2021”, destacou Dr. Rego.
Continue acompanhando as novidades no ASH com depoimentos exclusivos aqui no Oncologia Brasil.
A Oncologia Brasil está realizando a cobertura do Congresso da Sociedade Americana de Hematologia, diretamente de San Diego (EUA).
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.