Médico oncologista do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, e do Grupo LACOG-GU, Dr. Denis Jardim adiantou para o Grupo Oncologia Brasil os resultados dos estudos que utilizaram testes moleculares para melhor definir os tratamentos para pacientes com câncer avançado de próstata.
Enquanto aguarda as sessões orais, onde serão apresentados os resultados de vários estudos clínicos, Dr. Jardim antecipou diversos avanços no tratamento desses pacientes já mostrados na sessão educacional e em pôsteres. Ele se refere aos testes genéticos, tanto os germinativos quanto os somáticos, e suas aplicações para câncer de próstata.
“Cada vez mais, esses testes têm papel importante na definição de qual terapia será mais apropriada para os pacientes. Por outro lado, os germinativos indicam um risco familiar mais importante”, alertou o oncologista. Ele acrescentou que “trabalhos demonstram que pacientes com tumores avançados chegam a ter alterações germinativas em até 10%, enquanto se somarmos as alterações somáticas, isso pode atingir 20% dos pacientes”.
Uma apresentação bastante interessante na avaliação do Dr. Jardim demonstrou que é importante testar todos os pacientes com câncer de próstata metastático e, também, aqueles com doença localizada de alto risco para alterações germinativas que possam implicar maior screening de familiares e maior acesso de risco para eventuais cânceres no futuro.
Ao mesmo tempo, nosso entrevistado observou que os serviços precisam melhorar o aconselhamento genético e recomendou que o oncologista trabalhe em conjunto com o oncogeneticista, com o objetivo de oferecer o adequado aconselhamento de pacientes.
Assista o vídeo com o Dr. Denis Jardim:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.