O Dr. Romualdo Barroso, oncologista clínico Hospital Sírio-Libanês – Brasília, destrinchou os dados de um estudo holandês que comparou alterações genômicas de tumores metastáticos às de tumores primários, conforme os resultados divulgados no San Antonio Breast Cancer Symposium, que ocorre entre os dias 04 e 08 de dezembro, em San Antonio (EUA).
Baseando-se em comparação com dados do The Cancer Genome Atlas (TCGA), foram encontradas alterações moleculares enriquecidas nas amostras metastáticas, sobretudo nos genes ESR1, NF1 e FOXA1. O oncologista destaca que esses genes possivelmente têm papel importante no desenvolvimento de metástases e na progressão da doença, visto que praticamente só foram encontrados nas amostras de metástases.
O trabalho mostrou ainda alterações em vias que promovem à desregulação do sistema de APOBEC, que estaria relacionada a altas cargas mutacionais, confirmando dados de trabalhos anteriores. O Dr. Romualdo ressalta que essas alterações seriam importantes, pois poderiam predizer melhores respostas a tratamentos imunoterápicos com inibidores de checkpoint imune.
A Oncologia Brasil está realizando a cobertura do SABCS 2018, diretamente de San Antonio (EUA).