https://www.youtube.com/watch?v=P8kkmtBp30U
Avanços no tratamento do mieloma múltiplo
Os novos tratamentos para o combate ao mieloma múltiplo foram temas de destaque no ASH 2017, que aconteceu na cidade de Atlanta- EUA. Entre os estudos apresentados está o uso do daratumumabe na primeira linha de tratamento dos pacientes não candidatos ao transplante.
O Dr Angelo Maiolino, membro do conselho científico da International Myeloma Foundtation Latin America, destacou que o uso do daratumumabe, combinado com melfalano, prednisona e bortezomibe, se mostrou eficiente no tratamento de primeira linha em pacientes idosos com MM.
O Dr Maiolino também se mostrou otimista com o futuro do tratamento do mieloma múltiplo no Brasil. “Existem vários medicamentos sendo aprovados no mundo e, para nós do Brasil, é uma felicidade de ter uma aprovação muito próxima da lenalidomida”, completou.
Segundo Maiolino, a aprovação da lenalidomida, combinado com outros medicamentos, como o daratumumabe, o carfilzomibe, o bortezomibe, trarão um impacto positivo no tratamento dos pacientes brasileiros com mieloma múltiplo. O médico também ressaltou que nos últimos anos foi a doença hematológica com o maior avanço no tratamento.
“São muitos os avanços e estamos bastante contentes de estar aqui trazendo essa notícia para os nossos pacientes do Brasil”, finaliza Maiolino.
Dr. Angelo Maiolino
Médico hematologista e Chefe do Serviço de Hematologia Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.