Sediado na cidade de San Francisco, Califórnia, o ASCO-SITC Clinical Immuno-Oncology Symposium, que aconteceu dos dias 25 a 27 de janeiro, é o mais novo congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e passou a acontecer dado ao grande avanço da imunoterapia.
Durante os três dias de discussão, foram trazidos diferentes aspectos do tratamento imunoterápico, passando por áreas da hematologia (leucemia, linfoma, mieloma) a tumores sólidos (melanoma, câncer de rim, câncer urotelial, câncer de pulmão, câncer de cabeça e pescoço).
Estudos promissores com drogas imunoterápicas novas que agem em diferentes checkpoints imunológicos chamaram a atenção e os resultados preliminares desses estudos, que tiveram diferentes cenários, mostraram ser bastante promissores.
Os biomarcadores foram temas de diferentes discussões durante o evento, bem como a combinação de agentes imunoterápicos e vacinas, com o objetivo de melhorar a resposta imunológica do paciente. As Car-T-Cells, já aprovadas nos Estados Unidos, também foram comentadas, especialmente no caso de tumores sólidos.
Confira o vídeo abaixo para mais detalhes sobre as sessões do congresso:
Dr. Fábio Augusto Barros Schutz
Oncologista clínico da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou o programa de Research Fellow no Dana Farber Cancer Institute – Harvard Medical School. É autor de mais de 30 capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.