O Dr. Felipe Ades, médico oncologista do Centro Paulista de Oncologia do Grupo Oncoclínicas e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), ressalta a importância de uma nutrição adequada para os pacientes em tratamentos oncológicos, não somente no período pré-operatório, mas durante o tratamento adjuvante ou metastático.
“Os pacientes do trato gastrointestinal perdem peso muito rapidamente, se não tratados adequadamente, por isso merecem uma atenção especial. Para todas as doenças oncológicas é importante manter a atenção na nutrição dos pacientes porque a perda de peso durante o tratamento está relacionado ao maior risco de mortalidade. Em particular a perda de músculo, que chamamos de sarcopenia. Existem estudos que apontam que a perda de 15% do peso durante o tratamento, a sobrevida do paciente fica em torno de quatro meses. Por isso é tão importante identificar precocemente qual o tipo de suplementação mais adequada possível”, destaca Ades.
Ainda de acordo com o médico, os tratamentos oncológicos tendem a ser cada vez mais multidisciplinares, envolvendo além do oncologista, nutricionistas especializados em Oncologia, fonoaudiologia, enfermagem, cuidado farmaceutico e outros profissionais, que se adequem a cada tipo de câncer. Permitindo a utilizações dos suplementos alimentares adequados aos tipos de câncer, aprimorando os tratamentos e melhorando os desfechos dos pacientes.
Confira mais informações sobre a relação nutrição e câncer no vídeo com o Dr. Felipe Ades: