Durante uma concorrida apresentação oral, no quarto dia do ASCO 2018, em Chicago, foi mostrado um estudo inédito comparando cirurgia aberta com cirurgia minimamente invasiva, de pacientes com câncer de colo uterino estágio IB1.
Oncologista clínico e membro do Grupo EVA, Dr. Paulo Mora acompanhou a apresentação e disse que, nesses casos, a cirurgia é decisiva para a cura. O estudo mostrou que houve vantagem tanto no custo quanto na redução da morbidade para cirurgia minimamente invasiva.
O especialista participou do Simpósio de Ciência Clínica dentro do ASCO e observou um estudo interessante a respeito de um mix de peptídios HLA tipo 1, junto com ciclofosfamida oral e o epakadostats como tentativa para estimular o sistema imunológico contra células tumorais de pacientes com câncer de ovário recidivado.
Trata-se de um estudo preliminar de fase 1b, mas que já mostrou resultados interessantes com três respostas imunológicas confirmadas de 10 pacientes avaliadas. “É mais um estudo que aponta na direção do sistema imunológico como tratamento do câncer“, considerou o entrevistado.
Da sessão de pôsteres, Mora acompanhou o trabalho italiano Scorpion, que mostra que pacientes com câncer de ovário avançado com grande volume tumoral podem ser beneficiadas com citorredução primária bem feita.
Assista o vídeo com o Dr. Paulo Mora: