[VÍDEO] - Novidades na sessão de câncer de próstata no ASCO 2018 - Oncologia Brasil

[VÍDEO] – Novidades na sessão de câncer de próstata no ASCO 2018

2 min. de leitura

Os Drs. Diogo Assed Bastos e Denis Jardim, do Hospital Sírio-Libanês e do Grupo LACOG-GU, apresentam, nesse vídeo, as novidades sobre o câncer de próstata da sessão de pôsteres deste domingo (3/6), no ASCO 2018.

Dr. Jardim chamou a atenção para dois trabalhos explorando os resultados de imunoterapia para câncer de próstata avançado. Um deles combinou pembrolizumabe com um vetor de bactéria listeria, que aumentaria a atividade do inibidor de check point nesse tipo de paciente, já refratário a várias linhas de tratamento. Esse estudo, apesar de não ter demonstrado nenhuma taxa de resposta objetiva por imagem, mostrou queda de PSA em um terço dos pacientes.

Outro estudo realizado pelo grupo do Memorial Sloan Kettering Cancer Center analisou as respostas com inibidores de check point em pacientes com câncer de próstata avançado que possuem instabilidade de microssatélite, cenário avaliado por um teste de sequenciamento de nova geração. “De uma maneira bastante interessante, vários desses pacientes apresentaram respostas de PSA rápidas, profundas e, muitas vezes, bastante duradouras”, explicou Dr. Jardim.

Segundo Dr. Bastos, os pesquisadores estão começando a entender melhor quem são os pacientes que podem se beneficiar dessa estratégia em câncer de próstata avançado, especialmente através do uso de biomarcadores. “Nossa impressão é de que os pacientes com alteração nos genes de reparo ou instabilidade do microssatélite serão os beneficiários dessa estratégia, especialmente os estudos atuais em andamento de combinação de imunoterapia com inibidor de PARP e também com uso do pembrolizumabe.”

Também foram apresentados estudos sobre as novas terapias hormonais: abiraterona e enzalutamida, em pacientes de diferentes etnias, cujos resultados mostraram melhor eficácia em pacientes negros.

Assista o vídeo com os Drs. Drs. Diogo Assed e Denis Jardim:


Cobertura e Destaques ASCO 2018
Clique aqui e acompanhe todas as notícias do evento.

Send this to a friend