O Dr. Robson Ferrigno, responsável técnico pelo serviço de radioterapia do Hospital da Beneficência Portuguesa e BP Mirante, em São Paulo, participou da sessão oral de mama que mostrou a atualização do Estudo EORTC, europeu multicêntrico, com mais de 4 mil mulheres.
As pacientes foram randomizadas estádios I e III com o seguinte perfil: tumor central axila negativa e quadrantes externos com axila positiva.
“Essas mulheres foram randomizadas para receber radioterapia apenas na mama operada ou no braço experimental, na mama operada e mais as drenagens mamária interna e fosssa supraclavicular homolateral”, explicou Dr. Ferrigno.
No seguimento de 15 anos não foram alcançados os benefícios de sobrevida global e nem de sobrevida livre de metástase. “O único dado positivo foi a mortalidade de câncer especifica. As mulheres que não receberam radio nas drenagens tiveram uma mortalidade em 15 anos de 19,8%, enquanto que nas demais, o índice foi de 16%”, finalizou.
Assista o Dr. Robson Ferrigno:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.