No encerramento do ISPOR Europa 2018, que teve por tema geral “Novas Perspectivas para Melhorar os Sistemas de Saúde do Século XXI”, o Dr. Stephen Stefani, oncologista e Presidente do capítulo Brasil da ISPOR, comentou os dez temas considerados as principais tendências e pontos de discussão no evento, da conceituação fundamental até os avanços mais recentes, desde a ciência básica até estratégias de acesso.
O congresso deste ano contou com a participação de 5.000 profissionais de diversos países, incluindo formuladores e gestores de políticas de saúde, líderes globais de opinião, pesquisadores e acadêmicos, fontes pagadoras públicas e privadas e representantes de pacientes, que apresentaram e discutiram trabalhos científicos altamente relevantes em farmacoeconomia e pesquisas de desfechos.
Os dez temas destacados pelo Dr. Stefani foram os critérios de precificação; terapias inovadoras; os processos de aprovação acelerada de novos medicamentos; a cobertura universal de saúde; o envelhecimento da população e seus desdobramentos na área da saúde; o chamado “mobile health ou m-health” (uso de aplicativos eletrônicos para coleta de dados de saúde); diagnósticos e relações de custo-efetividade; biossimilares; medicina preventiva; e as chamadas terapias disruptivas.