Dr. Fernando Barroso, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou os destaques de 2020 na área de linfomas e leucemias e sua importância para a prática clínica.
Em relação aos linfomas, o médico acredita que os últimos dois grandes avanços do último ano foram as moléculas nivolumabe e pembrolizumabe. Essas drogas, da classe dos inibidores de checkpoint, estendem a sobrevida dos portadores de linfoma de Hodgkin e linfoma da zona cinzenta, respectivamente.
Já entre as leucemias, o onco-hematologista destaca seu maior esclarecimento genético-molecular, principalmente no que se refere à leucemia mieloide aguda. Ele cita algumas mutações para as quais já existem terapias-alvo, tais como FLT3, NPM1, IDH1, IDH2 e EZH2.
Uma discussão que está em voga para ambos os tumores é o uso da terapia celular, conhecida como CAR T–cell. Ela vem sendo empregada no tratamento de leucemia linfoide aguda, leucemia mieloide refratária e linfoma refratário.
Além disso, o especialista destaca a evolução na terapia das mielodisplasias, contextualizando que uma melhor compreensão de suas características genético-moleculares ajuda a definir, com mais precisão e antecedência, quais pacientes são elegíveis ao transplante.
Dr. Barroso finaliza pontuando a importância da manutenção pós-transplante, por meio da combinação de terapia hipometilante com alternativas de drogas que incluem desde anticorpos monoclonais a inibidores de checkpoint.
“Acreditamos que o melhor entendimento de todas essas práticas pode, efetivamente, melhorar a situação para os pacientes que são refratários às terapêuticas clássicas. Não é para todo mundo. É importante que esses recursos sejam utilizados de maneira responsável e buscando o melhor resultado”, conclui o especialista.
Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a)!
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.