Combinação de palbociclibe e cetuximabe mostra atividade promissora em CEC de cabeça e pescoço - Oncologia Brasil

Combinação de palbociclibe e cetuximabe mostra atividade promissora em CEC de cabeça e pescoço

< 1 min. de leitura

A hiperativação das quinases dependentes de ciclina 4 e 6 (cyclin-dependent kinase 4 and 6 [CDK4/6]) é um importante driver para desenvolvimento de carcinomas de células escamosas de cabeça e pescoço (CECCP), sendo o resultado da inativação de p16 INK4A e da superexpressão de ciclina D1 nesses tumores. Esse mecanismo parece ser mais frequente do que a tumorigênese causada pela ação do papilomavírus humano (HPV) e está relacionado a resistência a inibidores de EGFR.

Valendo-se do conhecimento dessa via celular, pesquisadores buscaram avaliar a atividade antineoplásica de palbociclibe, um inibidor seletivo de CDK4/6, associado a cetuximabe (CTX), um inibidor de EGFR, em pacientes com CECCP metastático ou recorrente, não associado a HPV. O novo estudo de fase II, publicado no Lancet Oncology, dividiu pacientes em dois grupos: o primeiro com indivíduos que haviam progredido a quimioterapia baseada em platina, mas não haviam recebido CTX previamente; o segundo com pacientes que progrediram a CTX.

A taxa de resposta objetiva foi de 39% no grupo 1, que contava com 28 pacientes avaliáveis de 30 recrutados, e de 19% no grupo 2, com 27 pacientes avaliáveis de 32. O evento adverso graus 3-4 mais comum relacionado ao palbociclibe foi a neutropenia, que ocorreu em 34% dos pacientes.

Os dados indicam uma atividade promissora da combinação, mas resultados de estudos futuros, com comparação dessa terapia a tratamentos padrão, são aguardados, para validar a eficácia dessa estratégia em pacientes com CECCP não relacionados ao HPV. A publicação original você encontra no link.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal