O oncologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Rafael Kaliks, em sua participação no ESMO Congress 2019, comentou os dados do estudo MONARCH 2, que investigou a eficácia da associação entre abemaciclibe e fulvestranto para tratar câncer de mama avançado positivo para receptores hormonais (HR+) e negativos para expressão anormal de HER2.
Segundo o Dr. Kaliks, o estudo reforçou o ganho de sobrevida global proporcionado às pacientes com câncer de mama HR+ HER2- pelo tratamento com inibidores de CDK4/6, em concordância com estudos anteriores como o MONALEESA-3[OB1] .
O estudo contou com mulheres em idade pré- e pós-menopausa, com um ganho de sobrevida global de 9 meses (de 37 meses no grupo tratado com fulvestranto sem o abemaciclibe para 46 meses com associação entre ambas moléculas).
“Também houve um ganho do ponto de vista de tempo de duração do tratamento subsequente à progressão quando se usou o abemaciclibe. Mais do que isso, o tempo de demora até a necessidade de quimioterapia mais do que dobrou, passando de 23 para 50 meses. Indiscutivelmente, a associação do abemaciclibe com o fulvestranto trouxe benefícios às pacientes em todos os parâmetros analisados”, comentou Kaliks.
O oncologista ressaltou ainda a importância de se colocar para aprovação esta classe de medicamentos no Rol da ANS, para que sejam incorporados na prática clínica brasileira o quanto antes.
O ESMO Congress 2019 acontece entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro em Barcelona, Espanha e reúne especialistas do mundo todo para discutir o que há de mais recente na pesquisa oncológica, com apresentação de dados que podem mudar a prática da oncologia e consequente promoção de um atendimento melhor ao paciente. Confira a cobertura no site e nas nossas redes sociais.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.