Dr. Walter Braga, médico hematologista responsável pelo Ambulatório de Mieloma Múltiplo da Universidade Federal de São Paulo, em conversa com a Oncologia Brasil no mês de conscientização sobre o mieloma múltiplo, comenta o desafio positivo no tratamento da doença.
Nos últimos 5 anos, não só com a qualidade do diagnóstico, mas também com o advento de novos agentes e combinações, os pacientes com mieloma múltiplo têm experimentado respostas mais profundas, maior sobrevida livre de progressão (SLP) e ganho de sobrevida global (SG).
Neste cenário, há uma busca por terapias personalizadas, valorizando outros pontos que não só refratariedade/recaída. A decisão da estratégia por vezes é compartilhada com o paciente, que dispõe da opção de droga oral como IRd (ixazomibe, lenalidomida e dexametasona). Esse esquema confere certo conforto ao paciente e é tão seguro e eficaz em termos de SLP e SG quanto outras terapêuticas administradas em centro de infusão. “Evoluímos bastante e ainda queremos evoluir mais”, afirma o Dr. Walter Braga.
Confira as outras matérias do Mês do Mieloma Múltiplo:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.