Em busca de formas não-invasivas de se prever a resposta do câncer de pulmão à imunoterapia - Oncologia Brasil

Em busca de formas não-invasivas de se prever a resposta do câncer de pulmão à imunoterapia

3 min. de leitura

O uso de modelos compostos por fatores séricos preditivos da resposta do carcinoma pulmonar não-pequenas células à imunoterapia como inibidores de checkpoint pode ser uma nova arma na avaliação prognóstica da resposta terapêutica a esses tumores

Em uma tentativa de pesquisar formas de prever a resposta clínica à imunoterapia com inibidores de checkpoint em câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) , estudo – apresentado no ESMO Virtual Congress 2020 – resolveu analisar painéis de biomarcadores séricos que descrevem efeitos pró-inflamatórios, imunossupressores ou de eficácia anti-tumoral.

No estudo, o sangue periférico foi coletado prospectivamente a partir de 109 pacientes consecutivos com CPNPC que foram submetidos à imunoterapia por inibidores de checkpoint como tratamento de primeira linha ou linhas subsequentes. Painéis de análise de fator PD-L1 solúvel (PD-L1s), células CD8+ PD1+ e células NK foram avaliadas e integradas para gerar um escore imune efetor (EIE). O índice de prognóstico imunológico pulmonar (IPIP) também foi calculado pelos níveis de DHL e pela razão neutrófilo-linfócito (RNL). Todos esses parâmetros foram correlacionados com o resultado de sobrevivência e resposta ao tratamento.

Um alto nível de PD-L1s e um baixo número de células CD8+ PD1+ e NK no sangue periférico individualmente tiveram um impacto negativo na sobrevida livre de progressão (SLP) (P <0,001) e na sobrevida global (SG) (P <0,01), bem como na resposta à imunoterapia por inibidores de checkpoints (P <0,05).

Desse modo, níveis altos de PD-L1s, células CD8+ PD1+ e níveis baixos de células NK foram considerados como fatores independentes de risco para o escore imune efetor, cujo poder prognóstico superou o dos fatores individuais e ligeiramente excedeu o do índice de prognóstico imunológico pulmonar. Consequentemente, a ausência desses fatores de risco pré-determinados apontou um escore imune efetor favorável capaz de identificar pacientes com carcinoma pulmonar não-pequenas células com uma sobrevida livre de progressão significativamente prolongada (NR mediana vs 2,3 meses, P <0,001), uma sobrevida global (NR mediana vs 4,1, P <0,001) e um maior benefício do uso de imunoterapia com inibidores de checkpoint (P <0,01).

Em seguida, foram combinados cada parâmetro de risco individual compondo o escore imune efetor e o índice de prognóstico imunológico pulmonar (altos nível de DHL, elevada razão neutrófilo-linfócito), definindo assim três classes de prognóstico distintas: 0-1 vs 2-3 vs ≥ 4 fatores de risco. Um impacto notável da integração EIE-IPIP foi documentado em termos de resultado de sobrevivência (sobrevida livre de progressão: razão de risco 4,61; IC 95%, 2,32-9,18; P <0,001; sobrevida global: razão de risco 4,03; IC 95%, 1,91-8,67; P < 0,001) e resposta à imunoterapia com inibidores de checkpoint (curva ROC AUC = 0,90, IC 95% 0,81-0,97, P <0,001).

O estudo conclui que esses modelos de risco compostos com base em parâmetros sanguíneos apresentando a interação tumor-hospedeiro podem fornecer pontuações prognósticas e preditivas não invasivas em pacientes com carcinoma pulmonar não-células pequenas avançado tratados com imunoterapia com inibidores de checkpoints.

Referências:
Mazzaschi G, Minari R, Zecca A, et al. Soluble PD-L1 and Circulating CD8+PD-1+ and NK Cells Enclose a Prognostic and Predictive Immune Effector Score in Immunotherapy Treated NSCLC patients [published online ahead of print, 2020 Aug 2]. Lung Cancer. 2020;148:1-11. doi:10.1016/j.lungcan.2020.07.028
– Links https://doi.org/10.1016/j.lungcan.2020.07.028
– Demais fontes

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação