ASCENT: avalia a superioridade de sacituzumabe-govitacano versus quimioterapia de escolha no cenário do câncer de mama metastático triplo-negativo - Oncologia Brasil

ASCENT: avalia a superioridade de sacituzumabe-govitacano versus quimioterapia de escolha no cenário do câncer de mama metastático triplo-negativo

3 min. de leitura

Primeiro estudo de fase III com anticorpo-droga conjugado a apresentar melhora de sobrevida livre de progressão e sobrevida global

O estudo randomizado fase 3 ASCENT avaliou a superioridade de sacituzumabe-govitecano (S-g) versus tratamento por escolha do médico (TPC) em pacientes com câncer de mama triplo-negativo metastático tratado anteriormente (mTNBC). Sabe-se que nessas pacientes a quimioterapia (QT) padrão está associada a baixas taxas de resposta objetiva (TROs) e sobrevida livre de progressão (SLP) mediana curta. Novas tecnologias têm proporcionado o desenvolvimento de drogas promissoras nesse cenário.

O sacituzumabe-govitecano (S-g) é um anticorpo-droga conjugado (ADC) de primeira classe composto por um anticorpo anti-Trop-2 acoplado ao metabólito ativo do irinotecano, SN-38, por meio de um ligante hidrolisável exclusivo que permite que o composto SN-38 seja liberado dentro da célula cancerígena e no microambiente tumoral (efeito espectador).

Os resultados do estudo global – que atingiu seu objetivo primário de sobrevida livre de progressão (SLP) – confirmam as observações iniciais de que sacituzumabe-govitecano estabeleceu uma nova referência em inovação científica e clínica para pacientes com mTNBC e tem o potencial de mudar o gerenciamento padrão da doença, oferecendo uma nova alternativa aos medicamentos comuns atualmente na prática clínica.

No ASCENT (NCT02574455), pacientes com mTNBC que tiveram doença recidivante/refratária após ≥2 quimioterapias anteriores no cenário avançado/metastático (sendo necessário o uso prévio de taxano) foram randomizados na proporção de 1:1 para receber S-g (10 mg/kg IV nos dias 1 e 8 a cada 21 dias) ou tratamento de agente único de acordo com a escolha do médico (capecitabina, eribulina, vinorelbina ou gencitabina) até progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

O desfecho primário foi SLP medida por revisão central por RECISTv1.1 na população negativa para metástases cerebrais (BMneg). Os principais desfechos secundários foram sobrevida global (SG), TRO e segurança.

De 529 pacientes inscritos, 468 eram BMneg. O S-g (n = 235) em comparação com tratamento de acordo com a escolha do médico (n = 233) melhorou significativamente a mediana de SLP (5,6 versus 1,7 meses; HR 0,41; p <0,0001) e SG mediana (12,1 versus 6,7 meses; HR 0,48; p <0,0001). A TRO foi de 35% para SG versus 5% para tratamento segundo a escolha do médico (p <0,0001).

As reações adversas mais comuns que ocorrem em 25% ou mais dos pacientes incluíram náusea, neutropenia, diarreia, fadiga, anemia, vômito, alopecia, constipação, diminuição do apetite, erupção cutânea e dor abdominal. Os eventos adversos de grau 3 ou 4 mais comuns (ocorrendo em mais de 5% dos pacientes) foram neutropenia, contagem de leucócitos diminuída, anemia, hipofosfatemia, diarreia, fadiga, náuseas e vômitos. 2% dos pacientes interromperam o tratamento devido a eventos adversos. Não houve mortes relacionadas ao tratamento e nenhum caso grave de neuropatia ou doença pulmonar intersticial.

Os autores concluem que ASCENT é o primeiro estudo de fase III de um ADC com melhora significativa de SLP e SG em relação à quimioterapia padrão em mTNBC pré-tratado, confirmando a atividade clínica e o perfil de segurança da monoterapia com S-g.

Referências:
LBA17 – ASCENT: A randomized phase III study of sacituzumab govitecan (SG) vs treatment of physician’s choice (TPC) in patients (pts) with previously treated metastatic triple-negative breast cancer (mTNBC). ESMO2020 Abstracts.

http://clinicaltrials.gov/show/NCT02574455.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação