Os autores reforçam que é necessário trabalhar de forma colaborativa, tanto indivíduos quanto as organizações, para garantir que os recursos sejam usados da melhor maneira possível a fim de apoiar os profissionais de oncologia e garantir-lhes que o sofrimento e o esgotamento não aumentem
COVID-19 é uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Os resultados de duas pesquisas online realizadas pela ESMO Resilience Task Force em maio de 2020 (a maior já feita sobre COVID-19 e a força de trabalho no setor da oncologia) revelam o impacto da pandemia no bem-estar, esgotamento e desempenho dos profissionais da área, conforme comenta a Dra. Susane Benerjee, Diretora de Membros da ESMO, autora principal das pesquisas.
A primeira pesquisa mostrou que mais de 1/3 (38%) experimentou sensação de esgotamento e 25% estavam em risco de angústia, enquanto 2/3 (66%) disseram que não eram capazes de realizar suas funções tão bem quanto podiam antes da pandemia. Esta pesquisa envolvendo 1.520 participantes de 101 países também descobriu que os níveis de bem-estar e desempenho no trabalho diminuíram com o aumento das taxas de mortalidade nacionais pela doença.
A segunda pesquisa online de acompanhamento realizada em julho-agosto de 2020 mostrou que, embora o desempenho no trabalho tenha melhorado em comparação ao primeiro estudo, indicando sinais precoces de melhor controle desta emergência pública, as taxas de bem-estar e esgotamento pioraram. Os principais fatores associados à angústia e ao esgotamento foram o aumento da jornada de trabalho, preocupação com o bem-estar, menor resiliência e preocupações dos oncologistas com o treinamento e a carreira.
Os autores reforçam que é preciso trabalhar de forma colaborativa, tanto indivíduos quanto organizações, para garantir que os recursos sejam usados da melhor maneira possível a fim de apoiar os profissionais de oncologia e garantir-lhes que o sofrimento e o esgotamento não aumentem.
A ESMO Resilience Task Force analisará o desenvolvimento de intervenções mais específicas para que seja possível ajudar e apoiar ainda mais os profissionais de oncologia durante e após a pandemia.
Nesse sentido, a ESMO respondeu rapidamente à crise provocada pela pandemia, desenvolvendo uma série de recomendações específicas para diferentes doenças, orientando os oncologistas na prestação de cuidados contra o câncer em circunstâncias sem precedentes, reforçando o quão crucial é evitar atrasos nos tratamentos que possam impactar a sobrevida dos pacientes.
Referência:
LBA70 – Banerjee, S et al. The Impact of COVID-19 on Oncology Professionals: Initial Results of The ESMO Resilience Task Force Survey Collaboration. ESMO 2020.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.