Palbociclibe ± Avelumabe associado à Fulvestranto como tratamento subsequente à progressão em pacientes com câncer de mama HR+/HER2- Oncologia Brasil

Palbociclibe ± Avelumabe associado à Fulvestranto como tratamento subsequente à progressão em pacientes com câncer de mama HR+/HER2-

2 min. de leitura

Estudo PACE demonstra que dentre os regimes de tratamento não houve ganho significativo com relação à sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer de mama HR+/HER2- 

 

A utilização de terapia endócrina associada a inibidores de quinase dependente de ciclina (CDK4/6i) é, atualmente, terapia bem estabelecida no tratamento de câncer de mama metastático HR+/HER2-. Mesmo que inibidores de CDK4/6 associados à terapia endócrina tenham prolongado a sobrevida livre de progressão, mediante esse desfecho clínico, pouco se sabe qual abordagem subsequente é mais eficiente. Assim, o clinical trial fase II, PACE, avalia se a manutenção do palbociclibe (CDK4/6i), com alteração de terapia endócrina pelo fulvestranto, melhora o desfecho clínico comparativamente ao fulvestranto isolado. Adicionalmente, diante da possibilidade de sinergia entre CDK4/6i e inibidores de PD-L1, o estudo avalia, também, a atividade do triplet Palbociclibe+Fulvestranto+Avelumabe. 

Foram incluídos 220 pacientes com câncer de mama metastático HR+/HER2- que progrediram após a primeira linha de tratamento. A coorte foi randomizada 1:2:1 em fulvestranto (F;n=55), fulvestranto+palbociclibe (F+P;n=111) e fulvestranto+palbociclibe+avelumabe (F+P+A; n=54) e o tumor avaliado a cada 8 semanas, períodos nos quais houveram, também, coleta de sangue para análise de ctDNA. Como endpoint primário o estudo avaliou a sobrevida livre de progressão (SLP) entre F+P e F, e o endpoint secundário a SLP de F+P+A vs. F, além de taxa de resposta objetiva (ORR) e perfil de segurança. 

  • mPFS  

F+P vs. F à 4.6 vs 4.8 meses (HR=1,11; 90% CI: 0,79-1,55; p=0.62) 

F+P+A vs. F à 8,1 vs. 4,8 meses (HR=0,75; 90% CI: 0,50-1,12; p=0.23) 

 

  • ORR 

F à 7.3% (90%CI: 1,5-13,0)  

F+P à 9.0% (4,5-13,5%) 

F+P+A à 13.0% (5,4-20,5%) 

 

Tanto em relação ao seu endpoint primário quanto secundário, o estudo PACE não demonstrou melhora significativa na sobrevida livre de progressão, ainda que o triplet Palbociclibe+Fulvestranto+Avelumabe tenha demonstrado maior mediana de SLP e ORR. Com relação à segurança, nenhuma toxicidade ou demais sinais inéditos foram observados. Cabe ressaltar que os dados e análises referentes ao painel de 70 genes do ctDNA ainda não foram apresentados.  

 

Referência:  

1. Mayer EL, Ren Y, Riley E, Qamar R, Sharma P. GS3-06 Palbociclib After CDK4/6i and Endocrine Therapy (PACE): A Randomized Phase II Study of Fulvestrant, Palbociclib, and Avelumab for Endocrine Pre-treated ER+/HER2-Metastatic Breast Cancer. 2022.  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal