DESTINY-PanTumor01: estudo tumor-agnóstico avalia trastuzumabe deruxtecana em coorte de tumores sólidos com mutação ativadora em HER2 - Oncologia Brasil

DESTINY-PanTumor01: estudo tumor-agnóstico avalia trastuzumabe deruxtecana em coorte de tumores sólidos com mutação ativadora em HER2

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Guilherme Harada, Médico Oncologista e Coordenador da Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, comenta os dados de um importante estudo apresentado durante o congresso da European Society for Medical Oncology – ESMO ® 2023. O estudo DESTINY-PanTumor01 mostrou que T-DXd demonstra boa atividade antitumoral dada boas taxas e sustentação de resposta objetiva. Confira o conteúdo na íntegra! 

O trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) trata-se de um anticorpo anti-HER2 conjugado a uma droga inibidora da topoisomerase I, atuando como um agente específico e citotóxico às células tumorais. Tendo em vista que tumores como de mama, gástrico e câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) apresentam em alguns casos a expressão de HER2 ou HER2 mutado, o T-Dxd foi aprovado como uma possibilidade no tratamento desses tumores sólidos 

Diante de opções limitadas para o tratamento de outros tumores com mutações ativadores em HER2, o estudo clínico de fase II, DESTINY-PanTumor01, avaliou a eficácia e segurança de T-DXd (5,4mg/kg, Q3W) em outros tipos de tumores sólidos, com mutação em HER2 e que falharam aos tratamentos anteriores. 

Foram incluídos 102 pacientes, em uma mediana de follow-up de 8,61 meses (1,5-22,1) e uma mediana de 3 linhas de tratamento sistêmicos prévios (1-13). A taxa de resposta objetiva obtida foi de 29,4% (95%CI: 20,8-39,3) tendo mediana de duração de resposta não atingida e 54,2% dos respondedores sustentavam tal desfechos aos 18 meses. Dado esses parâmetros, a mediana de sobrevida livre de progressão foi de 5,4 meses (95%CI: 2,7-7,1). Com relação ao perfil de segurança, toxicidades G3 ou superior ocorreram em 51% dos pacientes, sendo que doença intersticial pulmonar/pneumonite ocorreu em 11 pacientes (10,8%). 9,8% da coorte demandou descontinuação do tratamento. 

O DESTINY-PanTumor recebe destaque ao ser o primeiro estudo global tumor agnóstico a avaliar a performance de T-DXd em pacientes com HER2 mutado em tumores sólidos. Os resultados de fase II demonstram atividade antitumoral e resposta duradoura que encorajam continuidade do estudo como forma de atender à uma coorte de pacientes que até então, carece de opções terapêuticas eficazes. 

 

 

Referências

  1. Nie T, Blair HA. Trastuzumab Deruxtecan: A Review in Unresectable or Metastatic HER2-Positive Breast Cancer. Target Oncol. 2023.
  2. Li, BT, et al. 654O-Efficacy and safety of trastuzumab deruxtecan (T-DXd) in patients (pts) with solid tumors harboring specific HER2-activating mutations (HER2m): Primary results from the international phase II DESTINY-PanTumor01 (DPT-01) study. ESMO Congress 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação