Diretamente do Congresso ESMO 2023®, o Dr. Rodrigo Munhoz, Oncologista Clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo discute sobre a apresentação de um estudo que avaliou a administração intratecal de nivolumabe no tratamento do melanoma leptomeningueal. Acesse e confira na íntegra!
Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2023, ocorre o ESMO Congress®, um dos principais eventos de oncologia do mundo, que promove o debate sobre novas terapias e avanços na pesquisa entre renomados oncologistas, pesquisadores e cientistas.
O especialista avalia os dados do trabalho apresentado na sessão oral no tema de melanoma que investigou a eficácia e segurança da administração intratecal do nivolumabe, um agente anti-PD-1, no tratamento de pacientes com melanoma e acometimento meningeal, comum nesse tipo de doença, que apresenta um prognóstico bastante limitado com mediana de sobrevida global histórica de aproximadamente 3 meses.
O estudo incluiu pacientes previamente tratados com quimioterapia ou terapia alvo e apresentou resultados satisfatórios em relação ao ganho de sobrevida global e porcentagem de pacientes vivos após o período de 12 meses. Além disso, destaca-se que não houve aumento na incidência ou gravidade de eventos adversos em relação à administração sistêmica de agentes anti-PD-1, assim como descontinuação do tratamento associada à administração intratecal do nivolumabe.
Sendo assim, o Dr. Rodrigo Munhoz destaca o potencial dessa ferramenta terapêutica no contexto do tratamento de pacientes com um perfil desafiador.
Acesse e confira na íntegra!
Referência
Isabella C. Glitza. Concurrent intrathecal (IT) and intravenous (IV) nivolumab (N) for melanoma (MM) patients (pts) with leptomeningeal disease (LMD). Abstract LBA 1082O. ESMO 2023. Disponível em: https://cslide.ctimeetingtech.com/esmo2023/attendee/confcal/show/session/124
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.