DESTINY-Breast04: Update de 32 meses segue fortalecendo a eficácia de Trastuzumabe Deruxtecano no tratamento de câncer de mama metastático HER2-low - Oncologia Brasil

DESTINY-Breast04: Update de 32 meses segue fortalecendo a eficácia de Trastuzumabe Deruxtecano no tratamento de câncer de mama metastático HER2-low

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dra. Shanu Modi, Médica Oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, comenta os dados de atualização do estudo DESTINY-Breast04 apresentados durante o Congresso da European Society for Medical Oncology – ESMO ® 2023. Os resultados mostram que T-DXd ofereceu redução do risco de progressão da doença e óbito em um perfil de segurança melhor que o comparativo, com toxicidades esperadas e manejáveis. Confira o conteúdo na íntegra! 

O câncer de mama é, frequentemente, caracterizado pela expressão de determinados receptores, como é o caso do HER2. Cerca de 60% dos tumores de mama metastáticos HER2 negativo expressam, na realidade, baixos níveis de HER2 (score 1+ na imuno-histoquímica ou score 2+ e resultado negativo na hibridização in situ). Essa população de pacientes HER2-low apresenta heterogeneidade de status de receptores hormonais e, portanto, compõem um largo espectro de prognósticos e sensibilidades às terapias sistêmicas. 

Diante da necessidade de tratamentos que sejam eficazes para esse perfil de pacientes, o estudo DESTINY-Breast04 tem por objetivo avaliar a eficácia e segurança de Trastuzumabe Deruxtecano (T-DXd), um anticorpo anti-HER2 conjugado à um agente citotóxico, em pacientes com câncer de mama metastático HER2-low.  

O estudo randomizou os pacientes 2:1 em um braço tratado com T-DXd e outro com terapia à escolha do clínico (TPC). Em seus resultados anteriores (publicados no The New England Journal of Medicine, em 2022) o estudo demonstrou que o tratamento com T-DXd prolongou a sobrevida global dos pacientes, com uma redução de 36% (HR = 0,64; p-value: 0.001) no risco de progressão da doença. 

No ESMO Congress 2023, Shanu Modi e demais investigadores apresentaram os resultados atualizados do estudo considerando a atual mediana de follow-up de 32 meses. Nessa nova análise a mediana de duração de tratamento foi de 8,2 meses em T-DXd, comparado a 3,5 meses do TPC. Conforme demonstrado anteriormente, os dados de eficácia seguem favorecendo o T-DXd, de modo que na nova análise, o tratamento com o fármaco reduziu em 64% o risco de progressão da doença (HR = 0,36; 95%CI: 0,29-0,45) e em 31% o risco de óbito (HR = 0,69; 95% CI: 0,55-0,86). 

Do ponto de vista de toxicidades graves (G3 ou superiores), as mesmas foram menos frequentes no braço T-DXd (54,4% vs. 67,4%), sendo as mais comuns toxicidades gastrointestinais e hematológicas, de modo que não foram reportados novos casos de doença intersticial pulmonar ou pneumonites. 

De modo geral, após mediana de 32 meses, os resultados seguem sustentando a eficácia clínica de Tratuzumabe Deruxtecano mesmo em pacientes com câncer de mama metastático HER2-low, independentemente do status do receptor hormonal. 

 

Referências

  1. Modi S, Jacot W, Yamashita T, et al. Trastuzumab Deruxtecan in Previously Treated HER2-Low Advanced Breast Cancer. N Engl J Med. 2022.
  2. Modi S, et al. 376O – Trastuzumab deruxtecan (T-DXd) versus treatment of physician’s choice (TPC) in patients (pts) with HER2-low unresectable and/or metastatic breast cancer (mBC): Updated survival results of the randomized, phase III DESTINY-Breast04 study. ESMO Congress 2023. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação