SKYSCRAPER-08: Eficácia e segurança de tiragolumabe (anti-TIGIT) + atezolizumabe em primeira linha no tratamento de câncer de esôfago - Oncologia Brasil

SKYSCRAPER-08: Eficácia e segurança de tiragolumabe (anti-TIGIT) + atezolizumabe em primeira linha no tratamento de câncer de esôfago

2 min. de leitura

Estudo demonstra resultados favoráveis ao uso dos imunoterápicos e que ofereceram ganho de sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG) em um contexto de toxicidade conhecida e manejável em pacientes asiáticos com câncer de esôfago de células escamosas localmente avançado, irressecável ou recorrente ou metastático. 

O estabelecimento dos inibidores de checkpoints imunológicos, especialmente anti-CTLA4 e anti-PD-1, colocou em foco a possibilidade de se modular o sistema imune e direcioná-lo a uma resposta anti-tumoral. Dentre os checkpoints imunes, o TIGIT também se trata de um receptor inibitório altamente expresso em alguns tipos tumorais e vem sendo visado como uma possível nova abordagem terapêutica, especialmente quando combinado a outros inibidores. 

Nesse sentido, o estudo clínico de fase III, SKYSCRAPER-08, avalia a eficácia e segurança de tiragolumabe (anti-TIGIT) + atezolizumabe (anti-PD-L1) em coorte de pacientes asiáticos com Carcinoma de Células Escamosas do Esôfago localmente avançado, irressecável recorrente ou metastático. 461 pacientes foram randomizados 1:1 em tiragolumabe + atezolizumabe + quimioterapia (n=229) vs. placebo + quimioterapia (n=232) e o estudo teve como endpoints primários a sobrevida livre de progressão (SLP) e a sobrevida global (SG). 

A mediana de SLP obtida foi de 6,2 meses em tiragolumabe vs. 5,4 meses no grupo placebo, de modo que o tratamento com os imunoterápicos reduziu em 44% o risco de progressão (HR = 0,56; 95% CI: 0,45-0,70). Quando avaliada a SG, a mediana foi de 15,7 meses vs. 11,1 meses, traduzidos em uma redução de 30% no risco de óbito em pacientes que receberam tiragolumabe + atezolizumabe + quimioterapia (HR = 0,70; 95% CI: 0,55-0,88). Por fim, os resultados de segurança demonstraram um perfil de toxicidades conhecidas, tendo as toxicidades graus 3/4 acometido 59,6% dos pacientes tratados com imunoterápicos versus 56,4% do grupo controle. Toxicidades grau 5 ocorreram em 2,6% e 0,9%, respectivamente. 

O estudo ao atender ambos os endpoints primários, demonstra benefícios clínicos na coorte de pacientes avaliada, sendo esses benefícios consistentes entre os subgrupos e as toxicidades dentro do esperado.  

 

Referências: 

  1. Rudin CM, Liu SV, Soo RA, et al. SKYSCRAPER-02: Tiragolumab in Combination With Atezolizumab Plus Chemotherapy in Untreated Extensive-Stage Small-Cell Lung Cancer. J Clin Oncol. 2024 

 

  1. Hsu CH, Lu Z, Gao S, et al. SKYSCRAPER-08: A phase III, randomized, double-blind, placebo-controlled study of first-line (1L) tiragolumab (tira) + atezolizumab (atezo) and chemotherapy (CT) in patients (pts) with esophageal squamous cell carcinoma (ESCC). ASCO GI 2024 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação