Aprovado o uso da combinação de trifluridina+cloridrato de tipiracila (FTD/TPI) e bevacizumabe para o tratamento do câncer colorretal metastático em 3L - Oncologia Brasil

Aprovado o uso da combinação de trifluridina+cloridrato de tipiracila (FTD/TPI) e bevacizumabe para o tratamento do câncer colorretal metastático em 3L

5 min. de leitura

Os resultados do ensaio clínico de fase 3 SUNLIGHT demonstraram que a combinação de trifluridina + cloridrato de tipiracila (FTD/TPI) com bevacizumabe aumentou significativamente a sobrevida dos pacientes com câncer colorretal metastático em 3ª linha, comparado ao braço ativo de FTD/TPI, favorecendo a aprovação dessa associação pela ANVISA. Acesse e confira os detalhes do estudo 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou uma nova combinação de medicamentos para o tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático em 3ª linha. A associação da terapia Trifluridina + Cloridrato de Tipiracila (FTD/TPI) ao Bevacizumabe, avaliada pelo estudo global de fase 3 SUNLIGHT, demostrou benefício clínico e estatístico em Sobrevida Global, além de outros desfechos avaliados¹.

A utilização de FTD/TPI em monoterapia foi aprovada em 2020 pela ANVISA e, desde então, faz parte das opções terapêuticas para pacientes com CCRm. A associação com bevacizumabe chega ao Brasil como uma nova estratégia para potencializar o tratamento da doença metastática em 3ª linha. O bevacizumabe é um anticorpo monoclonal que atua inibindo a via do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF), reduzindo o crescimento microvascular e limitando o aporte de sangue e suprimentos ao tecido tumoral². Associado ao efeito de inibição da síntese de DNA, promovido pelo FTD/TPI, era esperado um efeito sinérgico da combinação, que foi observado em estudos menores³ e confirmado no estudo fase III SUNLIGHT¹. 

Os dados, publicados em 2023 na revista New England Journal of Medicine, serviram como base para a aprovação regulatória do uso da combinação no tratamento da 3ª linha de câncer colorretal metastático por diferentes agências ao redor do mundo, tais como o FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos e a EMA (European Medicines Agency), da União Europeia⁶. Além disso, tanto a European Society for Medical Oncology (ESMO)⁷ quanto a National Comprehensive Cancer Network (NCCN)⁸ atualizaram suas diretrizes para incluir a combinação como opção no tratamento da 3ª linha da doença metastática, com alto índice de evidência e benefício clínico. 

O estudo SUNLIGHT foi um estudo randomizado, multicêntrico e global que incluiu 492 pacientes com câncer colorretal metastático refratário em 13 paises, dentre eles o Brasil. No desenho proposto, os pacientes foram randomizados na proporção 1:1 para receber FTD/TPI + Bevacizumabe ou FTD/TPI em monoterapia, visando avaliar a superioridade de eficácia e a segurança da combinação frente a uma terapia ativa. A maioria dos pacientes incluídos (92,1%) já havia recebido duas linhas de tratamento anteriores para a doença metastática. Mais especificamente, todos os pacientes haviam recebido terapia prévia à base de fluoropirimidina, 72,0% haviam recebido terapia prévia anti-VEGF incluindo o bevacizumabe, e 93,7% dos pacientes com doença do tipo RAS selvagem haviam recebido terapia anti-EGFR¹. 

O estudo SUNLIGHT alcançou o endpoint primário ao obter uma Sobrevida Global mediana de 10,8 meses no grupo FTD/TPI + Bevacizumabe em comparação a 7,5 meses no grupo FTD/TPI em monoterapia, promovendo um ganho de SGm de 3,3 meses (HR: 0.61; 95% CI, 0.49 to 0.77; P<0.001). Do total de pacientes do estudo, aqueles alocados no grupo combinação viveram mais, com taxas de sobrevida em 6 e 12 meses de 77% vs. 61% e de 43% vs. 30%, respectivamente¹. 

Os dados de Sobrevida Livre de progressão também foram favoráveis para o uso de FTD/TPI + Bevacizumabe, evidenciado por uma mediana de 5,6 meses vs. 2,4 meses em monoterapia, demostrando um ganho mediano de 3,2 meses (HR: 0,44; 95% CI, 0,36 a 0,54; P<0,001). Novamente, os pacientes no uso da combinação permaneceram mais tempo sem progredir após 6 meses de tratamento em comparação ao grupo em monoterapia, com taxas de 43% vs. 16%, respectivamente¹. 

Os benefícios de sobrevida global e de sobrevida livre de progressão foram favoráveis a combinação de FTD/TPI + Bevacizumab em todos os subgrupos, incluindo aqueles com fatores indicativos de um pior prognóstico. O benefício foi observado independentemente da idade, sexo, localização da doença primária, número de locais metastáticos ou status de mutação RAS. Os autores indicaram que a sobrevida global observada neste estudo foi maior do que a observada em outros estudos com bevacizumabe, mesmo como terapia de primeira linha¹. 

Outro ponto importante é que a adição de bevacizumabe não aumentou o risco de eventos adversos graves ou eventos adversos que levariam à interrupção do tratamento. Embora a associação tenha apresentado uma maior incidência de neutropenia grave, não houve aumento na incidência de neutropenia febril com o regime de combinação¹.

Do ponto de vista de manutenção do performance status, a combinação resultou em um aumento do tempo para deterioração do status de desempenho ECOG, apresentando uma mediana de 9,3 meses para ECOG-PS ≥ 2, vs. 6,3 meses de FTD/TPI isolado. Isso demostra que, além de ativa, eficaz e segura, a combinação de FTD/TPI + Bevacizumabe possibilita ao paciente a utilização de outras terapias após a progressão¹. 

Os dados do estudo SUNLIGHT corroboram com o benefício clínico da adição do FTD/TPI ao Bevacizumabe em pacientes com câncer colorretal metastático em 3ª linha. A aprovação pela ANVISA dessa combinação como opção terapêutica para os pacientes brasileiros representa um importante avanço no tratamento do câncer colorretal metastático refratário, com melhora da sobrevida e da qualidade de vida desses pacientes. 

 

Referências: 

  1. PRAGER, G. W. et al. Trifluridine–tipiracil and bevacizumab in refractory metastatic colorectal cancer. New England Journal of Medicine, v. 388, n. 18, p. 1657-1667, 2023.
  2. ELLIS, L. M. Mechanisms of action of bevacizumab as a component of therapy for metastatic colorectal cancer. In: Seminars in oncology. WB Saunders, 2006. p. S1-S7.
  3. PFEIFFER, P. et al. FTD/TPI with or without bevacizumabe in patients with chemorefractory metastatic colorectal cancer: an investigator-initiated, open-label, randomised, phase 2 trial. The Lancet Oncology, v. 21, n. 3, p. 412-420, 2020.
  4. TAKAHASHI, T. et al. Phase II study of trifluridine/tipiracil plus bevacizumab by RAS mutation status in patients with metastatic colorectal cancer refractory to standard therapies: JFMC51-1702-C7. ESMO open, v. 6, n. 2, p. 100093, 2021.
  5. FDA Approves Trifluridine and Tipiracil with Bevacizumab for Previously Treated Metastatic Colorectal Cancer. https://www.esmo.org/oncology-news/fda-approves-trifluridine-and-tipiracil-with-bevacizumab-for-previously-treated-metastatic-colorectal-cancer. Acessado em 13-Fev-2024.
  6. ESMO Oncology News. EMA Recommends Extension of Therapeutic Indications for Trifluridine/Tipiracil. New indication concerns the third-line treatment of metastatic colorectal cancer in combination with bevacizumab. ESMO, 2023. https://www.esmo.org/oncology-news/ema-recommends-extension-of-therapeutic-indications-for-trifluridine-tipiracil.
  7. CERVANTES, A.; MARTINELLI, E. Updated treatment recommendation for third-line treatment in advanced colorectal cancer from the ESMO Metastatic Colorectal Cancer Living Guideline. Annals of Oncology, v. 35, n. 2, p. 241-243, 2024.
  8. BENSON, Al B. et al. NCCN clinical practice guidelines in oncology: Colon Cancer. Journal of the National Comprehensive Cancer Network: JNCCN, v. 1. 2024, 223 p. 2024.
  9. BRASIL, Diário Oficial da União (DOU), nº 30, Sessão 1, Resolução-RE Nº 563, páginas 135 – 137, ISSN 1677-7042, 14 de fevereiro de 2024. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação