Avaliação pan-tumor demonstra benefícios clínicos de trastuzumabe deruxtecana em diferentes tumores sólidos com superexpressão de HER2+
A superexpressão de HER2, receptor tirosina quinase, é um fator presente em muitos tipos tumorais. Sua presença está associada a fenótipos mais agressivos e, consequentemente de pior prognóstico, maior risco de recorrência e pior responsividade à quimioterapia. Como já vem sendo explorado no tratamento de tumores de mama HER2+ e demais tumores, a terapia-alvo anti-HER2 tem assumido, em muitos casos, a primeira linha terapêutica. No entanto, muitos pacientes ainda não se beneficiam desse tratamento, sendo uma necessidade clínica não atendida e uma oportunidade de melhora de desfechos vislumbrando novos fármacos com alvo em HER2.
O trastuzumabe deruxtecana (T-DXd), anti-HER2 conjugado a um agente citotóxico, já aprovado em tumores de mama, gástrico e de pulmão de não-pequenas células, desponta, portanto, como uma opção farmacêutica interessante e passível de ampliação do ponto de vista de sua utilização. Assim, o estudo de fase II DESTINY-PanTumor02, busca avaliar a eficácia e segurança da administração de T-DXd 5,4mg/Kg Q3W em tumores expressando HER2 (IHQ +2 ou +3) localmente avançado ou metastático, já tratado com ao menos uma linha sistêmica previa ou sem alternativa terapêutica.
Em sua análise primária, o estudo avaliou 267 pacientes distribuídos entre sete tipos tumorais: endométrio, cervical, ovário, bexiga, trato biliar, pancreático e outros; em uma mediana de follow-up de 12,75 meses. Como endpoint primário, a taxa de resposta objetiva foi de 37,1% (n=99; 95%CI: 31,3-43,2) tendo sido observadas respostas em todas as coortes.
Com relação aos endpoints secundários, a mediana de duração de resposta foi de 11,3 meses, a mediana de sobrevida livre de progressão foi de 6,9 meses e a de sobrevida global de 13,4 meses. Adicionalmente, os benefícios clínicos ficaram ainda mais evidentes quando avaliado o subgrupo de pacientes com HER2 IHQ 3+, onde todos os parâmetros acima apresentados tiveram melhor performance. Cabe destaque à mediana de sobrevida global para esse subgrupo de 21,1 meses (95% CI: 15,3 to 29,6)
Do ponto de vista de segurança, 40,8% dos pacientes apresentaram toxicidade grau 3 ou superior e 10,5% apresentaram doença intersticial pulmonar, com 3 óbitos reportados.
Em suma, os resultados do Destiny-PanTumor02 evidenciam o benefício clínico, de trastuzumabe deruxtecana em uma coorte heterogênea de tumores HER2+, trazendo um perfil de segurança conhecido e boas taxas de resposta duradouras e sobrevidas prolongadas, especialmente em tumores HER2+ IHQ 3+. Esse estudo traz a possibilidade de T-DXd como uma terapia tumor-agnóstica mediante expressão de HER2 em tumores sólidos.
Referências:
Meric-Bernstam F, Makker V, Oaknin A. Efficacy and Safety of Trastuzumab Deruxtecan in Patients With HER2-Expressing Solid Tumors: Primary Results From the DESTINY-PanTumor02 Phase II Trial. J Clin Oncol. 2024 Jan.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.