Subtipagem imunológica e resposta à imunoterapia neoadjuvante em câncer de mama HR+HER2- em estágio inicial: resultados do I-SPY2 TRIAL
A imunoterapia neoadjuvante (IO) é o padrão de tratamento para o câncer de mama triplo negativo (TNBC) em estágio inicial. O ensaio I-SPY2 investigou a eficácia da IO no câncer de mama HR+HER2- de alto risco, mostrando melhorias em relação ao controle. Assinaturas de expressão de genes imunes e o classificador ImPrint foram desenvolvidos para prever a resposta ao IO, agora utilizados no I-SPY2.2.
Foram incluídos 204 pacientes HR+HER2- de 5 braços IO e 191 do braço controle. Os pacientes foram classificados como ImPrint+ ou ImPrint- pela Agendia, Inc., com base em mRNA pré-tratamento. O desempenho do ImPrint na previsão de resposta patológica completa (pCR) para IO foi comparado ao MammaPrint e ao grau tumoral, além disso, o DRFS foi previsto com base nas taxas de pCR.
A taxa de pCR nos 5 braços IO foi de 33%, sendo 28% dos pacientes ImPrint+. As taxas de pCR com IO foram de 76% no ImPrint+ vs. 16% no ImPrint-. No controle, as taxas foram de 33% no ImPrint+ e 8% no ImPrint-. O DRFS previsto para pacientes ImPrint+ foi de 91% com IO vs. 80% com controle em 5 anos, representando uma redução de risco de 52%.
O ImPrint mostrou-se um biomarcador preditivo mais preciso para IO neoadjuvante em cânceres de mama HR+HER2-. Esses resultados sugerem que pacientes selecionados podem alcançar taxas de pCR comparáveis às de TNBC e HER2+ com IO. O ImPrint pode ser uma maneira eficaz de identificar pacientes para IO, equilibrando benefícios e riscos de eventos adversos.
Referências:
https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/20272/presentation/1819
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.