Neste vídeo, a Dra. Lucila Kerbauy, Médica Hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein, comenta sobre os resultados promissores do estudo inovador que avaliou uma nova estratégia para o desenvolvimento de células CAR-T anti-CD19 apresentados no EHA® 2024. Acesse e confira!
Diretamente do EHA® 2024, a Dra. Lucila apresenta um dos principais estudos na área de terapia celular, que apresentou um novo desenvolvimento de células CAR-T para o tratamento da Leucemia Linfocítica Aguda (LLA).
O estudo desenvolvido por um grupo chinês buscou desenvolver uma nova tecnologia de células CAR-T que incorpora o silenciamento do gene da interleucina-6 (IL-6) e, consequentemente, buscando reduzir a liberação endógena dessa citocina em células CAR-T, atenuando eventos como a síndrome de liberação de citocinas e a síndrome de neurotoxicidade associada a células efetoras imune (do inglês, immune effector cell-associated neurotoxicity syndrome – ICANS).
O perfil de pacientes incluídos considerou portadores de Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) recifivados/refratários e CD-19 positivo, e foram randomizados para receber ssCART-19 (shIL-6) ou ccCART-19 (células CAR-T 19 convencionais). Todos os pacientes foram submetidos à linfodepleção com auxílio de fludarabina e ciclofosfamida antes de receber as células CAR-T. O endpoint primário do estudo foi a segurança e a eficácia como endpoint secundário. Ainda, a infusão das células CAR-T foi realizada de maneira escalonada, sendo realizado o procedimento com 10% no 1º dia, 30% no segundo dia e 60% no terceiro dia.
A especialista comenta sobre os resultados promissores, que demonstraram uma menor incidência de liberação de citocinas, com uma baixa taxa de síndrome de liberação de citocinas de grau ≥ 3 (7% dos pacientes) e 91% de remissão completa após 12 meses de acompanhamento médio.
Acesse e confira na íntegra os resultados desse trabalho inovador.
Referências:
Yu, Lei., et al., High efficacy and safety of interleukin-6-knockdown CD19-targeted CAR T cells in relapsed/refractory b-all patients. Abstract nº S287. Disponível em: https://s3.eu-central-1.amazonaws.com/m-anage.com.storage.eha/temp/eha24_abstract_bodies/S287.pdf. EHA® 2024.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.