Highlights 3º dia ESMO 2024 - Tumores ginecológicos - Oncologia Brasil

Highlights 3º dia ESMO 2024 – Tumores ginecológicos

3 min. de leitura

No terceiro dia de ESMO 2024 foram apresentados resultados importantes no tratamento sobretudo de câncer de ovário e endométrio, o que revelou o grande potencial do uso de ADCs nesses cenários

 

TROPION PAN TUMOR 03 

Este é um estudo de fase II com múltiplos braços, avaliando datopotamabe-deruxtecano em várias indicações. Foram apresentados os dados das coortes de câncer de ovário e endométrio. 

Câncer de ovário: Foram incluídas 35 pacientes com carcinoma seroso de alto grau ou endometrioide, que haviam progredido após uma ou duas linhas de quimioterapia com platina. A taxa de resposta foi de 42%, com 66% das pacientes sensíveis à platina e 34% resistentes à platina. A taxa de controle da doença foi de 85% (100% no grupo sensível à platina), e a sobrevida livre de progressão (SLP) foi de 5,6 meses. 

Câncer de endométrio: Incluiu 40 pacientes com diversas histologias (exceto sarcoma), tratadas com quimioterapia à base de platina. A taxa de resposta foi de 27,5%, com uma duração de resposta de 16 meses. A taxa de controle da doença foi de 57,5%, e a SLP foi de 6,3 meses. 

 

Estudos de fase II com Sacituzumabe-Tiromotecano para câncer de ovário, endométrio e colo uterino (em combinação com pembrolizumabe para câncer de colo uterino avançado) 

Esse estudo de fase II avaliou sacituzumabe-tiromotecano em câncer de colo uterino (com pembrolizumabe), ovário e endométrio. 

Câncer de ovário: Foram incluídas 40 pacientes com carcinoma seroso de alto grau ou endometrioide, que progrediram após uma ou duas linhas de quimioterapia com platina. A taxa de resposta foi de 40%, e a taxa de controle da doença foi de 75% (100% no grupo sensível à platina). A SLP foi de 6 meses. 

Câncer de endométrio: Incluiu 44 pacientes com diversas histologias (exceto sarcoma), tratadas com quimioterapia à base de platina. A taxa de resposta foi de 34%, e a taxa de controle da doença foi de 75%. A SLP foi de 5,7 meses. 

Câncer de colo uterino: Foram incluídas 38 pacientes, metade das quais havia recebido duas linhas de quimioterapia, e 42% tinham recebido imunoterapia prévia. A taxa de resposta foi de 57,9%, e a taxa de controle da doença foi de 86,8%. A SLP não foi atingida em 6 meses. 

 

Estudo PICCOLO 

O estudo de fase II PICCOLO avaliou o uso de mirvetuximabe-soravtansina em pacientes com alta expressão do receptor alfa de folato (FR alfa). Foram incluídas 124 pacientes com alta expressão de FR alfa (2+ ou mais), sendo que 37% haviam recebido três ou mais linhas de tratamento, e 75% haviam sido expostas a inibidores de PARP. O estudo mostrou uma taxa de resposta de 51,9%, uma SLP de 6,9 meses e uma duração de resposta de 8,2 meses. 

 

Comentários: 

Esses estudos destacam o papel promissor dos anticorpos conjugados a drogas (ADCs) como uma estratégia eficaz em segunda linha, especialmente considerando que muitas pacientes já terão sido expostas à imunoterapia. No Brasil, ainda não temos aprovação de ADCs para tumores ginecológicos. O estudo com mirvetuximabe-soravtansina é particularmente relevante, pois envolve uma população politratada e exposta a inibidores de PARP, refletindo a prática clínica real. É essencial estar atento à abertura de estudos clínicos com essa classe de drogas nos centros de pesquisa. 

 

Daniel Musse, MD 

Médico Oncologista Clínico na Rede D’Or. 

 

Referências 

  1. A Oaknin, J.E. Ang, S.Y. Rha et al. Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) in patients with endometrial (EC) or ovarian cancer (OC): Results from the phase II TROPION-PanTumor03 study. Presented at ESMO 2024, 714MO.
  2. D. Wang, K. Wang, R. An et al. Safety and efficacy of sacituzumab tirumotecan (sac-TMT) in patients (pts) with previously treated advanced endometrial carcinoma (EC) and ovarian cancer (OC) from aphase II study. Presented at ESMO 2024, 715MO
  3. J. Wang, R. An, Y. Huang et al. Efficacy and safety of sacituzumab tirumotecan (sac-TMT) plus pembrolizumab in patients with recurrent or metastatic cervical cancer. Presented at ESMO 2024, 716MO.
  4. Secord, B. Corr, S. Lewin et al. Mirvetuximab soravtansine (MIRV) in recurrent platinum-sensitive ovarian cancer (PSOC) with high folate receptor-alpha expression: Results from the PICCOLO trial. Presented at ESMO, 718MO. 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação