O Dr. Denis Jardim, oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês e membro do LACOG-GU, destacou apresentações da sessão de abstracts orais em câncer de próstata.
Segundo ele, o estudo escandinavo SPCG 13, que avaliou o uso do docetaxel após radioterapia para tumores de próstata localizados de alto risco, demonstrou que adicionar a quimioterapia após a combinação de bloqueio hormonal com radioterapia não aumentou a taxa de controle de PSA, portanto não é recomendável na rotina dos pacientes. Ainda sobre doença localizada e recorrência bioquímica, Dr. Jardim comentou o trabalho sobre o uso de PET de PSMA com gálio 68 para a identificação de lesões em pacientes com recidiva bioquímica – que ratificou o valor preditivo positivo deste exame nesta situação clínica – e trabalho do MD Anderson que demonstrou benefício com a intensificação do bloqueio androgênico com abiraterona por 8 meses na recidiva bioquímica.
Na doença metastática, foram discutidos resultados conforme etnia e os resultados negativos de estudo fase III da vacina Prostovac, bem como estudo de pembrolizumabe – que aponta para a busca de mais biomarcadores preditivos de resposta.
Assista o Dr. Denis Jardim:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.