O Dr. Pedro Aguiar fala sobre o trabalho que apresentou no IASLC 2018, a respeito dos custos para se gerar evidências no tratamento do câncer de pulmão avançado. O estudo identificou que a maior parte dos estudos de grande evidência científica são os patrocinados pela indústria farmacêutica, e que as novas terapias têm grande relação com estes estudos patrocinados – o que eleva os custos do desenvolvimento destas drogas e, consequentemente, os custos das drogas. Além disso, apenas 20% dos estudos avaliam biomarcadores que possam melhorar a seleção de pacientes para os tratamentos.
Esses dados devem impelir as instituições, fundações e grupos independentes de estudo a se unir na busca de investimentos para o desenvolvimento de novas moléculas, bem como a estudar esquemas alternativos de tratamento com medicações já estabelecidas – como posologias e doses diferentes – melhorando o acesso. Por último, o estudo de biomarcadores é fundamental do ponto de vista econômico e para maior benefício dos pacientes.
Acompanhe no vídeo abaixo e saiba mais por meio da página da cobertura: oncologiabrasil.com.br/iaslc
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.