Poziotinibe traz dados promissores de fase II em CPNPC com mutação de EGFR e HER2 - Oncologia Brasil

Poziotinibe traz dados promissores de fase II em CPNPC com mutação de EGFR e HER2

< 1 min. de leitura

As inserções do exon 20 do EGFR são classicamente conhecidas por conferir resistência aos TKIs e ocorrem em cerca de 3% dos adenocarcinomas. O poziotinibe é um potente inibidor de EGFR e HER2 com estrutura flexível com capacidade de vencer essa resistência.

O Phase II Trial of Poziotinib in EGFR and HER2 exon 20 Mutant Non-Small Cell Lung Cancer foi um estudo de fase II que investigou o uso de poziotinibe em 50 pacientes com CPNPC metastático, portadores de mutação/inserção no exon 20 do EGFR ou HER2 submetidos a múltiplas linhas de tratamento prévio. Dentre estes, 40 foram elegíveis para avaliação de resposta com taxa de resposta global, endpoint primário do estudo, de 58% (IC 95% 40,9 – 73) e taxa de controle de doença de 90%.  A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 5,6 meses (IC 95% 5,06 – NA) e o perfil de toxicidade foi semelhante ao de outros anti-EGFR.

Este é um estudo preliminar, gerador de hipóteses, que mostra resultados animadores em uma população com prognóstico muito ruim, portadora de mutação de resistência e politratada, tendo, portanto, potencial para prosseguir em estudos fase III randomizados.