Larotrectinibe demonstra respostas robustas e duradouras em pacientes com câncer e fusões NTRK - Oncologia Brasil

Larotrectinibe demonstra respostas robustas e duradouras em pacientes com câncer e fusões NTRK

2 min. de leitura

O larotrectinibe é um inibidor altamente seletivo da TRK e que está aprovado no Brasil

Foram apresentados os resultados post hoc de eficácia e segurança de três estudos clínicos agrupados, que avaliaram pacientes com câncer de fusão TRK tratados com larotrectinibe. No total, 159 pacientes apresentavam 17 tipos de tumores com fusões NTRK, sendo os principais sarcoma de partes moles, fibrossarcoma infantil e cânceres de tireoide das glândulas salivares. Outros 73 pacientes apresentavam 25 tipos de tumores sem fusão, sendo os principais de pulmão, sarcoma de partes moles e cólon.

A taxa de resposta global foi de 79% no grupo com fusão, com respostas completas em 16% dos pacientes, respostas parciais (RP) em 63%, doença estável (DE) em 12% e doença progressiva (DP) em 6%. A duração mediana da resposta foi de 35,2 meses. No grupo sem fusão, houve somente uma resposta parcial de curta duração (3,7 meses), 23% apresentaram DE e 66% tiveram DP.

Em relação aos desfechos de sobrevida, pacientes no grupo de fusão e não fusão apresentaram respectivamente: sobrevida livre de progressão mediana de 28,3 meses vs 1,8 meses e sobrevida global mediana de 44,4 meses vs 10,7 meses.

O tempo médio de tratamento foi de 7,9 meses no grupo com fusão e 1,7 meses no grupo sem fusão. Eventos adversos (EAs) foram, na maioria, de graus 1 e 2. A interrupção devido a EAs ocorreu em 6% dos pacientes no grupo com fusão versus 25% no grupo sem fusão.

O larotrectinibe demonstrou respostas robustas e duradouras em pacientes com fusões NTRK e benefício limitado em pacientes sem fusão. Futuros estudos devem identificar os pacientes que mais se beneficiarão do tratamento com larotrectinibe.

Referências:
Drilon A et al., Efficacy of Larotrectinib in TRK Fusion-Positive Cancers in Adults and Children. N Engl J Med. 2018 Feb 22;378(8):731-739. doi: 10.1056/NEJMoa1714448.

https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/9045/presentation/10962

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal