ANVISA aprova osimertinibe para o tratamento do CPNPC estadio III irressecável EGFRm (LAURA) - Oncologia Brasil

ANVISA aprova osimertinibe para o tratamento do CPNPC estadio III irressecável EGFRm (LAURA)

2 min. de leitura

Aprovação marca um novo avanço no tratamento do CPNPC EGFRm, oferecendo benefício clínico após quimiorradioterapia em pacientes com doença localmente avançada e irressecável. 

 

A ANVISA acaba de aprovar uma nova indicação para osimertinibe no tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) localmente avançado, estágio III irressecável, com mutação ativadora do EGFR. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) Nº 75, em 22 de abril de 2025, marcando um avanço significativo no cuidado desses pacientes. 

Até então, pacientes com CPNPC EGFRm irressecável não tinham uma opção terapêutica-alvo após o tratamento com quimiorradioterapia (QRT), o que evidenciava uma necessidade médica não atendida. Com a aprovação de osimertinibe, surge uma nova alternativa capaz de transformar o cenário terapêutico para esses pacientes. 

O estudo de fase III LAURA avaliou o uso de osimertinibe como terapia de consolidação após QRT, demonstrando benefício clínico significativo. O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão (SLP), que demonstrou uma mediana de 39,1 meses com o uso de Osimertinibe após QRT versus 5,6 meses para os pacientes que utilizaram QRT isolada. Além disso, o estudo também evidenciou um importante ganho de SLP no sistema nervoso central (87% de redução no risco de progressão no SNC ou morte), reforçando o papel de osimertinibe na proteção contra metástases cerebrais — uma preocupação frequente nos pacientes com mutações no EGFR. 

Com essa nova aprovação, TAGRISSO passa a oferecer benefício clínico comprovado em todos os estágios do CPNPC EGFRm, desde a doença estádio inicial até o cenário metastático, consolidando seu papel como a principal terapia-alvo nesse contexto. 

Clique aqui e assista à análise do Dr. Vladmir Lima sobre o impacto dessa nova aprovação na jornada de tratamento dos pacientes com CPNPC EGFRm. 

 

Referências: 

Lu S, Kato T, Dong X, et al. Osimertinib after Chemoradiotherapy in Stage III EGFR-Mutated NSCLC. N Engl J Med. 2024;391(7):585-597. doi:10.1056/NEJMoa2402614 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação