Aprovado o uso de ivosidenibe para o tratamento de 2ª linha em pacientes com colangiocarcinoma avançado ou metastático, com mutação em IDH1 - Oncologia Brasil

Aprovado o uso de ivosidenibe para o tratamento de 2ª linha em pacientes com colangiocarcinoma avançado ou metastático, com mutação em IDH1

2 min. de leitura

Estudo clínico de fase III, ClarIDHy, demonstra ganho em sobrevida livre de progressão e boa tolerância em pacientes com CCAm tratados com o inibidor da mutação IDH1 

 

O colangiocarcinoma compreende uma malignidade de alta agressividade e letalidade que acomete os ductos biliares e possui poucas opções terapêuticas. Aproximadamente 50% dos colangiocarcinomas apresentam uma mutação acionável. Dentre os colangiocarcinomas intrahepáticos, 13%-20% apresentam mutações em IDH1 (isocitrato desidrogenase I), cujo produto metabólico interfere no processo de proliferação e diferenciação de células progenitoras hepáticas, levando ao desenvolvimento tumoral. O estudo clínico de fase III, ClarIDHy, avaliou a eficácia e segurança de ivosidenibe – um inibidor de IDH1 mutado – em pacientes com colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático, IDH1 mutado, tratados anteriormente e que progrediram à quimioterapia padrão.  

Foram incluídos e randomizados 185 pacientes, na proporção 2:1 (ivosidenibe = 124; Placebo = 61), sendo o endpoint primário do estudo a avaliação da sobrevida livre de progressão (SLP). Desta forma, o tratamento com ivosidenibe demonstrou uma maior SLPm, com um ganho de 2,7 meses (95%IC: 1,6-4,2) versus 1,4 meses (95%IC: 1,4-1,6) do grupo placebo, o que se traduz numa redução de 63% no risco de progressão ou óbito (HR = 0,37; 95%IC: 0,25-0,54. p<0,0001). O dado final da análise de sobrevida global mediana (SGm) foi publicado posteriormente. Pacientes tratados com ivosidenibe tiveram maior SGm versus o placebo (10,3m vs. 5.1m HR: 0,49 90%IC 0,34-0,70; P>0,001), quando avaliamos o braço placebo ajustado para o crossover (RPSFT). Adicionalmente à avaliação de eficácia, o medicamento também se apresentou bem tolerado, tendo sido reportados eventos adversos graves em 30% do braço Ivosidenibe versus 22% do braço placebo, sem nenhum óbito relacionado ao tratamento. 

O estudo ClarIDHy traz luz à importância da medicina de precisão e de tratamentos focando cada vez mais em alvo-específicos como forma de melhorar o prognóstico nos diferentes grupos tumorais com mutações acionáveis. De modo específico, os resultados do estudo demonstram um benefício clínico da administração de ivosidenibe em pacientes com colangiocarcinoma localmente avançado e metastático, IDH1 mutado e refratários à quimioterapia; benefício esse evidente na sobrevida livre de progressão mediana e sobrevida global mediana, além de apresentar um perfil de segurança manejável e bem tolerado. 

Desta forma, baseada nos resultados do estudo ClarIDHy, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do ivosidenibe (TIBSOVO®) para o tratamento de pacientes adultos com colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático com mutação R132 no gene IDH1, previamente submetidos a até uma linha de tratamento sistêmico.  

Referências: 

  1. Brindley PJ, Bachini M, Ilyas SI, et al. Cholangiocarcinoma. Nat Rev Dis Primers. 2021.
  2. Abou-Alfa GK, Macarulla T, Javle MM, et al. Ivosidenib in IDH1-mutant, chemotherapy-refractory cholangiocarcinoma (ClarIDHy): a multicentre, randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 3 study. Lancet Oncol. 2020.
  3. Zhu AX, Macarulla T, Javle MM et al., Final Overall Survival Efficacy Results of Ivosidenib for Patients With Advanced Cholangiocarcinoma With IDH1 Mutation: The Phase 3 Randomized Clinical ClarIDHy Trial. JAMA Oncol. 2021 Nov 1;7(11):1669-1677 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação