Axitinibe aumenta significativamente a taxa de sobrevida livre de progressão em comparação com a observação em pacientes com carcinoma adenoide cístico - Oncologia Brasil

Axitinibe aumenta significativamente a taxa de sobrevida livre de progressão em comparação com a observação em pacientes com carcinoma adenoide cístico

2 min. de leitura

Neste primeiro estudo randomizado feito em pacientes com carcinoma adenoide cístico, axitinibe demonstra taxa de controle da doença de 100%

O papel da quimioterapia no carcinoma adenoide cístico (CAC) ainda é controverso devido ao curso natural estável da doença sem quimioterapia e à falta de estudo randomizado. Agentes antiangiogênicos já foram avaliados em estudos de fase 2.

Este estudo apresentado no ASCO 2020 Virtual Annual Meeting avaliou 60 pacientes com CAC metastático recorrente que progrediram em 9 meses. Eles foram randomizados para receber axitinibe (5 mg duas vezes ao dia, n=30) ou observação (n=30). O cruzamento para o braço de axitinibe foi permitido para pacientes em observação que tiveram progressão da doença.

Avaliação da resposta foi realizada em 57 pacientes. Com um acompanhamento mediano de 25,4 meses, a taxa de sobrevida livre de progressão (SLP) em 6 meses foi de 73,2% no braço do axitinibe e 23,2% no braço de observação (HR=0,19; P <0,001). A SLP mediana foi de 10,8 meses no braço de axitinibe e 2,8 meses no braço de observação (P <0,001).

No braço axitinibe, a taxa de resposta global foi de 3,3%, enquanto no braço de observação foi de 0%. A taxa de controle da doença foi de 100% no primeiro e 51,9% no segundo. A sobrevida global mediana não foi atingida no braço de axitinibe e foi de 28,5 meses no braço de observação (P = 0,688). Os eventos adversos relatados de maior frequência de graus 1 e 2 com axitinibe foram mucosite e fadiga.

Neste primeiro estudo randomizado em pacientes com CAC recorrente ou metastático, o axitinibe aumentou significativamente a taxa de SLP em 6 meses em comparação com a observação.

Referências:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 6503)
https://meetinglibrary.asco.org/record/187174/abstract

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação