Estudo conclui que mFOLFOX adjuvante não é benéfico após hepatectomia em pacientes com metástases hepáticas de adenocarcinoma colorretal - Oncologia Brasil

Estudo conclui que mFOLFOX adjuvante não é benéfico após hepatectomia em pacientes com metástases hepáticas de adenocarcinoma colorretal

2 min. de leitura

Quimioterapia pós-operatória com mFOLFOX6 melhora a sobrevida livre de progressão, mas piora a sobrevida global

O papel da quimioterapia adjuvante após hepatectomia para as metástases hepáticas (MH) do câncer colorretal é controverso. Foi realizado um estudo de fase II/III randomizado para determinar se o FOLFOX modificado adjuvante (mFOLFOX6) é superior à hepatectomia isolada para MH.

No total, 300 pacientes elegíveis com adenocarcinoma colorretal e número ilimitado de MH foram designados (1:1) para receber mFOLFOX adjuvante por 12 ciclos após a cirurgia (braço CTX, n=151) ou somente cirurgia (braço C, n=149).

Como a adesão ao tratamento após 9 ciclos de CTX foi tão alta quanto o esperado na fase II, o registro foi continuado na fase III. O desfecho primário da fase 3 foi a sobrevida livre de progressão (SLP) e os desfechos secundários foram a sobrevida global (SG), toxicidade e locais da recaída.

Quando a terceira análise interina da fase III foi realizada, foi recomendado o término precoce do estudo, porque, apesar de uma diferença estatisticamente significativa em termos de sobrevida livre de doença (SLD), foi encontrada uma futilidade em termos de sobrevida global (SG).

Com a mediana de acompanhamento de 54 meses para sobreviventes livres de doença, a SLD de 3 anos foi de 52,1% com CTX e 41,5% com C somente (HR 0,63; p unilateral = 0,002). No entanto, a SG em 3 anos foi de 86,6% com CTX e 92,2% com C somente (HR 1,35). A SG de 5 anos foi de 69,5% com CTX e 83,0% com C sozinha. A SG mediana após a recidiva foi de 38,4 meses no braço CTX e 87,6 no braço C somente.

A SLP não se correlacionou com a SG para MH. A quimioterapia pós-operatória com mFOLFOX6 melhora o SLP, mas piora a SG devido a mais mortes após a recidiva no braço CTX. O mFOLFOX adjuvante não é benéfico para pacientes após hepatectomia para MH.

Saiba mais:
J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 4005)
https://meetinglibrary.asco.org/record/185468/abstract

 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação